Portal do Agro
Fonte de energia, os produtos à base do grão são grandes aliados de hábitos saudáveis | Foto: Divulgação
Destaque

Como o trigo e derivados movimentam uma vida saudável?

Cleber Barbosa, da Redação

Segundo o Ministério da Saúde, os derivados do trigo fazem parte do grupo dos alimentos energéticos, que devem ser consumidos de 6 a 11 porções diárias, dependendo do caso de cada pessoa. Mas, existe outro motivo para o cereal, e seus derivados, estarem na base da pirâmide alimentar: o grão fornece, além de energia, diversas vitaminas, minerais e proteínas. A partir dele são produzidos farelos, farinhas e até mesmo óleo (extraído do gérmen).

A farinha de trigo, por exemplo, é a base para as mais deliciosas receitas, como pães, panquecas, massas, biscoitos salgados…Mas, você sabe qual a importância dessas fontes de carboidrato na sua rotina?

No café da manhã

Enquanto dormimos, o corpo continua trabalhando para garantir as funções básicas: respirar, manter a circulação e os órgãos em funcionamento, e também construir novas células e queimar gordura. Isso ocorre por cerca de 8 horas, sem que o organismo receba qualquer tipo de “combustível”.

Ao acordar, precisamos repor toda a energia usada pelo corpo durante o sono, por isso a necessidade de quebrar o tempo de jejum com um bom café da manhã.

Pular essa primeira e importante refeição é uma prática bem comum na vida de muitas pessoas, mas não é um hábito tão inocente quanto parece, pois pode aumentar os níveis de alguns hormônios que estão relacionados ao estresse e mau humor, além de favorecer o maior consumo de calorias ao longo do dia.

Presente na rotina de milhares de brasileiros, o pão é uma das opções mais indicadas para realizar essa reposição energética – não é à toa que ele acompanha a história da humanidade há cerca de seis mil anos.

Antes e depois de se exercitar

Para além do café da manhã, fontes de carboidrato também são grandes aliadas na prática de atividades físicas e no ganho de resultados. Antes dos exercícios, esse tipo de macronutriente fica armazenado no organismo na forma de glicogênio, uma substância essencial para o fornecimento de energia. Já após, atua na recuperação energética, muscular e de ligamentos.

Com tantos benefícios, não tem como ver aquele pãozinho ou uma bela macarronada como “vilões”, não é mesmo?! Desde que consumidos de forma balanceada, todos os alimentos são muito bem-vindos.

Para te ajudar no cardápio da semana, o Grupo Ocrim, empresa responsável pelas marcas de farinha de trigo Mirella e Trigolino, separou quatro sugestões de receitas para diferentes momentos do dia.

Nhoque de macaxeira

Perfeito para o almoço ou jantar! Confira: instagram.com/p/CkRH0zmJrSh/

Bolo de pão de batata
Uma opção diferente, saborosa e a cara daquele cafezinho da manhã ou da tarde. Não deixe de provar: instagram.com/p/CkrA-mjP9DB/

Massa fresca de talharim

Aquele prato que deixa o almoço de domingo ainda mais especial. Experimente: instagram.com/p/CkJFanZrQpX/

Bolo cuca de banana

Um bolo delicioso, para quem adora receitas tradicionais e repletas de boas lembranças. Confira: instagram.com/p/CiDEx8-uLwt/

Sobre a Ocrim

Tradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil.

Sólido, dinâmico e correto com o meio ambiente, tem moinhos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus. A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pelas farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus.

http://www.ocrim.com.br/.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Suplementação proteico-energética é essencial no equilíbrio para animal a pasto

Cleber Barbosa

Setor da pesca inaugura a Casa do Pescador na Ilha de Santana, estado do Amapá

Redação Portal do Agro

CADEIA DO TRIGO DE SÃO PAULO SE REÚNE PARA DEBATER PROJEÇÕES DE 2024

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies