Portal do Agro
Imagem: Eagro
Colunistas Destaque

Agricultura de precisão: um mercado de bilhões

Eficiência e sustentabilidade são palavras-chave na agricultura global do presente e também do futuro. Diante da crescente demanda por alimentos, aumentar a produtividade nas áreas semeadas é essencial e, com isso, a agricultura de precisão tem se tornado cada vez mais relevante.

Através do uso da tecnologia, a agricultura de precisão monitora, analisa e gerencia os processos agrícolas de forma eficiente e precisa. Essa ferramenta auxilia os produtores rurais na tomada de decisão mais assertiva.

Como consequência, temos uma redução nos custos de produção, aumento de produtividade, ganho de qualidade dos cultivos e diminuição do impacto ambiental.

No Brasil, a agricultura de precisão tem crescido nos últimos anos, sendo amplamente utilizada em grandes culturas, como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Sensoriamento remoto, mapeamento do solo, monitoramento climático, máquinas inteligentes e muitas outras técnicas têm contribuído para o avanço da agricultura do país, considerado o celeiro do mundo na produção de alimentos.

A agricultura de precisão se destaca no mundo todo, segundo um levantamento da Markets and Markets, o mercado global de agricultura de precisão passará de US$ 8,5 bilhões, em 2022, para US$ 15,6 bilhões até 2030. Um crescimento decorrente da adoção de tecnologias avançadas para reduzir custos de produção, bem como ao aumento do uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Ainda assim, esse mercado precisa vencer alguns fatores limitantes, como os altos custos associados aos equipamentos de agricultura de precisão. Além disso, é preciso mão de obra qualificada e especializada para configurar e operar tais equipamentos.

Dessa forma, em alguns países em desenvolvimento, a agricultura tradicional continua sendo mais atrativa, ainda de acordo com o estudo da Markerts and Markets. Outro grande desafio é analisar e gerenciar essa grande quantidade de dados, o que exige alta expertise.

Apesar dos desafios, a agricultura de precisão é uma grande aliada na questão da segurança alimentar, tornando o campo mais produtivo e garantindo alimentos de qualidade para a população.

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

FAZENDA DO CEARÁ MODERNIZA GESTÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA

Redação Portal do Agro

Portal do Agro – Agronegócio na Amazônia – Vídeo promocional do Portal do Agro

Redação Portal do Agro

A inclusão do Amapá no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies