Portal do Agro
Imagem: Telashop
Artigos Destaque

MARCO TEMPORAL: LIMITES PARA O AGRO NO BRASIL

O marco temporal é um termo que tem ganhado destaque no contexto do agronegócio brasileiro e tem sido associado a inseguranças jurídicas, especialmente no que diz respeito à questão indígena e à demarcação de terras, podendo afetar o agronegócio no Brasil e as preocupações relacionadas a essa questão.

O conceito jurídico estabelece uma data limite para a demarcação de terras indígenas no Brasil. De acordo com esse princípio, somente as terras que estavam ocupadas ou em disputa por comunidades indígenas até a data da promulgação da Constituição Federal de 05 de outubro de 1988 poderiam ser reconhecidas como terras indígenas, de tal maneira que ocupações posteriores a essa data não seriam consideradas legítimas para efeitos de demarcação.

A tese do marco temporal foi um argumento utilizado em diversos casos judiciais e administrativos para restringir a demarcação de terras indígenas e, frequentemente, entrou em conflito com os direitos e reivindicações das comunidades indígenas, que muitas vezes alegavam que sua ocupação ancestral de terras havia ocorrido antes de 1988.

Segundo dados do IBGE e Funai, respectivamente, a agricultura ocupa 7,8% do território nacional, equivalente a 63.517 milhões de hectares, enquanto a área ocupada por terras indígenas chega a 118 milhões de hectares. Esses números explicitam que existe 0,3 hectares da agricultura para cada brasileiro e 131 hectares de reserva para cada indígena do país, podendo chegar a 230 hectares, caso os 515 novos pedidos de demarcação lançados e em estudo sejam aprovados pela Funai.

O Observatório Jurídico do Agronegócio, ligado à Frente Parlamentar da Agropecuária, aponta que a queda do marco temporal da demarcação das terras indígenas trará um prejuízo de U$ 42.166,5 bilhões, o mesmo valor do saldo da balança comercial brasileira relativo ao período de janeiro a julho de 2023. Isso implica em fragilização do Brasil frente ao mercado global de alimentos e perda de competitividade, redução da rentabilidade e retração de investimentos, diminuição da arrecadação e da geração de empregos no setor mais importante de nossa economia.

Em agosto de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão importante em relação à tese do marco temporal. Por maioria de votos, os ministros decidiram que a tese do marco temporal não é aplicável de forma ampla e absoluta. Eles afirmaram que a ocupação indígena anterior a 1988 não é o único critério para a demarcação de terras, e outros fatores, como a tradicionalidade da ocupação, deveriam ser considerados.

A tese voltou às baias do STF em 21 de setembro de 2023, sendo derrubada por 09 votos favoráveis e 02 contrários, considerando que a data de promulgação de Constituição Federal não pode ser utilizada na definição da demarcação de terras indígenas no Brasil, a partir do julgamento do Recurso Extraordinário de número 1017365.

No Congresso Nacional, onde a bancada do agronegócio possui grande força política, ocorreu a aprovação do projeto de lei 2.903/2023, apresentado pelo ex-deputado Homero Pereira (MT), e aprovado pelo Senado, em 27 de setembro, sob a relatoria do Senador Marcos Rogério (PL-RO). No entanto, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou 34 vetos na Lei 14.701/23, permanecendo praticamente apenas as disposições gerais, sobre os princípios orientadores da lei, mantendo a decisão do STF de rejeitar a tese do marco temporal, e considerando o direito originário dos povos indígenas, previsto na CF e, ainda, segundo a Presidência, a decisão possui repercussão geral. Sem olvidar, a decisão o Presidente também vetou trechos que regem as possibilidades de indenização por posses de boa-fé, alegando ser um incentivo para novas ocupações.

A decisão final sobre a lei ainda pode ser revertida pelo Congresso Nacional, pois, tendo a maioria absoluta dos votos, formada por 41 votos dos Senadores e 257 votos dos Deputados Federais, computados separadamente em sessão, os vetos presidenciais são rejeitados. Nesse sentido, caso a matéria mantenha o número de votos obtidos em sua aprovação, 43 votos a favor e 21 contrários no Senado, e 283 a favor e 155 contrários na Câmara Federal, os vetos presidenciais serão derrubados, levando a batalha para a instância judicial, capitaneada pela Suprema Corte e a Suprema Casa de Leis, pois o STF deve considerar a lei inconstitucional, levando o Congresso à formulação de um Projeto de Emenda à Constituição Federal.

A análise dos vetos presidenciais pelo Congresso Nacional está marcada para o dia 22 de novembro de 2023.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Projeto de composteira híbrida criado por estudantes do Amapá recebe prêmio no RS

Redação Portal do Agro

Presidente da CNA propõe debater medidas concretas para desburocratizar o país

Redação Portal do Agro

Empresa Norte Log inaugura no Amapá a maior balsa carreteira do Brasil

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies