Portal do Agro
Empresa quer apresentar benefícios da prática para o solo e as plantas durante a Hortitec 2019
Destaque Notícias

Adubação verde é indicada para o cultivo convencional e orgânico de frutas e hortaliças

Flávia Romanelli – Jornalista

A adubação verde é uma importante aliada dos produtores de hortifruti, pois aumenta a produtividade com menos impactos ambientais e redução de custos. Isso porque os adubos verdes produzem grande quantidade de biomassa, fornecem nutrientes e melhoram consideravelmente a qualidade do solo naturalmente, além de custarem menos que os fertilizantes químicos. Os grandes diferenciais dessas plantas é que fixam nitrogênio no solo e auxiliam no controle de pragas e doenças, principalmente de nematoides e daninhas.

De acordo com o diretor comercial da Pirai Sementes, o engenheiro agrônomo José Aparecido Donizeti, no caso da fruticultura, a adubação verde é feita de forma intercalar, nos espaços entre as linhas das plantas. “Deve-se utilizar espécies de porte baixo e não trepadoras, como a crotalária-breviflora, o feijão-de-porco e a mucuna-anã no plantio de primavera-verão. Já no outono-inverno, as espécies indicadas são aveia-preta, nabo-forrageiro e tremoço-branco”, explica.

Para as hortaliças, a modalidade de plantio é em rotação/sucessão, ou seja, na sequência da colheita da cultura principal. No período de primavera-verão recomenda-se a semeadura de crotalária-spectabilis e milheto, e no outono-inverno, de aveia-preta. Por serem culturas de ciclo rápido, a rotação com adubos verdes pode ser feita várias vezes ao ano.

Donizeti orienta que a utilização dos adubos verdes quebra o ciclo de pragas, doenças e nematoides, reduzindo o custo de controle. Além do ganho de produtividade com a fixação de nitrogênio e melhora da qualidade do solo. “A fertilidade aumenta, favorecendo as plantas, e evita a degradação e empobrecimento dos solos. Somado a isso, o uso contínuo da adubação verde ajuda a descompactar o solo, melhorando sua capacidade de infiltração e armazenamento de água”, fala o diretor.

Ele também destaca que a adubação verde diminui a utilização de adubos e defensivos químicos, promovendo uma agricultura de baixo impacto ambiental e à saúde. “A prática pode também ser utilizada por produtores orgânicos certificados.”

Piraí Sementes

Referência em sementes para adubação verde, está há 40 anos no mercado. Instalada em Piracicaba/SP, a qualidade de seus produtos é garantida pela seleção criteriosa dos campos de produção, pela tecnologia de beneficiamento e análise das sementes e, principalmente, pela equipe técnica responsável por todo o processo. Comercializa sementes de aveia-preta, crotalária-breviflora, crotalária-juncea, crotalária- ochroleuca, crotalária-spectabilis, feijão-de-porco, guando-forrageiro arbóreo, guandu-forrageiro anão, lab-lab, milheto, mucuna-cinza, mucuna-preta, nabo-forrageiro e tremoço-branco.

Hortitec 2019

A Piraí Sementes estará na 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 26 a 28 de junho, no Parque de Exposições da Expoflora, em Holambra (SP). A edição 2019 vai reunir 430 empresas expositoras e espera receber mais de 30 mil visitantes, em cerca de 30 mil m² da exposição. Venha conhecer o portfólio da Piraí Sementes no Pavilhão Marrom, estande 15.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Nova fábrica de ração deve reduzir os custos do cultivo de peixes no Amapá

Redação Portal do Agro

Agro Cenário discute as perspectivas para política e economia para 2019

Redação Portal do Agro

A história de surgimento da EMBRAPA para o fortalecimento do agronegócio no Brasil

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies