Portal do Agro
Sede da Casa do Agro, no Centro de Macapá | Foto: Juan Monteiro
Destaque Notícias

Agenda do ministro Blairo Maggi inclui a inauguração oficial da Casa do Agro em Macapá

Blairo Maggi fará a inauguração oficial da Casa do Agro, neste dia 05 de dezembro, em Macapá, em encontro com o setor produtivo do estado no momento em que será celebrada a saída do estado da área de risco da febre aftosa.

 

Juan Monteiro, da Redação.

 

A agenda do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, acontecerá em dois momentos, sendo o primeiro às 09 horas, na sede do Sebrae-Amapá, momento em que fará o anúncio oficial e certificação do Amapá livre da aftosa com vacinação. O segundo momento será às 15 horas, com a inciativa privada, para a inauguração da Casa do Agro, um instituto formulado para desenvolver o agronegócio e pensar as políticas agropecuárias nos Amapá.

Durante quase 50 anos, o Estado do Amapá esteve dentro da área considerada como risco para a febre aftosa e proibido de vender os produtos derivados de gado para outros estados e países, além de comprometer todo o mercado nacional que vendera carne por preço inferior aos demais países exportadores, reduzindo a lucratividade dos produtores brasileiros.

As políticas do setor agropecuário, incluindo as que dizem respeito à febre aftosa, só começaram a ser transformadas a partir da organização de instituições representativas dos produtores, passando a nortear a resolução de gargalos históricos por meio de diálogo e reinvindicações junto ao poder público e iniciativa privada, fruto do desenvolvimento de estratégias de articulações técnicas, institucionais e políticas.

No contexto do agronegócio amapaense, destaca-se a Casa do Agro, instituto criado para contribuir com o desenvolvimento do setor no estado do Amapá e representa a união das duas mais importantes instituições privadas do agronegócio do estado, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Amapá – APROSOJA-AP, e a Associação dos Criadores do Amapá – ACRIAP.

A APROSOJA-AP foi criada há 3 anos e congrega cerca de 35 produtores que atualmente trabalham em 19 mil hectares e geram 55 mil toneladas de grãos, contribuindo de maneira significativa para a retomada do crescimento do PIB amapaense em 1,2%, neste ano de 2017, gerando riqueza e empregos na região.

A ACRIAP, criada há pouco mais de 1 ano, a partir do modelo de atuação da co-irmã, APROSOJA-AP, congrega os maiores produtores do estado com cerca de 70% do rebanho, sobretudo de bubalinos, segundo maior do país. A instituição teve papel decisivo na união dos pecuaristas do Amapá, mobilizando pessoas e recursos voltados para as campanhas de vacinação contra a febre aftosa e furto de gado.

As duas instituições compõem a Câmara Setorial de Produção de Alimentos, a qual congrega organizações públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento socioeconômico e se destacam como as entidades privadas que lideram todo o processo de implantação e crescimento do agronegócio no Amapá.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Bolsonaro diz que agronegócio terá papel decisivo na recuperação do país

Redação Portal do Agro

Feira do produtor rural marca aniversário do município de Amapá

Cleber Barbosa

Programa Arco Norte, com Juan Monteiro – Entrevista Daniel Grolli/Semente Cajueiro

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies