Portal do Agro
Iraçu Colares assina documento em apoio aos produtores de grãos do Amapá | Foto: Daniel Alves
Destaque Notícias

Aprosoja e Faeap debatem estratégias para liberação de áreas para plantio no Amapá

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, reuniu na última quarta-feira (19), na sede da entidade, com representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Amapá (Aprosoja/AP). O grupo veio em busca de apoio para sensibilizar a Justiça Federal a respeito da emissão e renovação de licenças ambientais para as atividades agrícolas no Estado.

Em decorrência de ação ajuizada na 6ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amapá, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amapá (SEMA) está impedida de conceder qualquer documento, enquanto o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), órgão de competência federal, não confirma a titularidade ou direito de posse as áreas, pois se diz impedido de expedir tal documentação devido ao fato de várias glebas ainda não terem sido transferidas da União para o Estado.

Deste modo, os produtores de grãos do Amapá encontram-se receosos com o futuro da safra em 2020. Em documento, as entidades produtoras do Estado solicitam ao juiz federal Hilton Sávio Gonçalo Pires, titular do juizado federal, atenção especial a gravidade da situação relativa a emissão de licenças ambientais, pois caso não sejam renovados acarretará no vencimento das autorizações durante o período produtivo, o que causa insegurança aos empresários.

No documento os representantes pontuam ainda que a produção de grãos que chegou a ocupar 23.000 hectares do cerrado do Estado, sofreu retração de mais de 20% nos últimos anos, justamente em razão da dificuldade em se regularizar e licenciar a atividade e que mais de 45% das licenças concedidas aos empreendimentos agrícolas, estão prestes a vencer e os processos de renovação estão parados na SEMA, em razão de receio por parte daquele órgão em realizar a renovação.

Por essas razões, as entidades solicitam ao juiz federal que expeça comunicado aos órgãos ambientais federais e estaduais, esclarecendo sobre a prorrogação automática do prazo de validade, como exposto no Parágrafo 4º, do artigo 14, da Lei Complementar 140/2011, nos casos de renovação de licenças em trâmite no Estado. Considerando, por conseguinte, que a autuação nessas circunstâncias deve ser evitada, caso a infração encontrada seja exclusivamente aquela proveniente do vencimento do prazo de licenciamento.

O presidente Iraçu Colares afirmou que a Faeap compreende a angústia dos produtores de grãos do Estado, principalmente pelo risco da perda de sua produção. “Se as licenças não forem renovadas, aproximadamente 50% da área de 18 mil hectares terá prejuízo. Precisamos juntos sensibilizar as autoridades responsáveis pelo licenciamento ambiental, para salvar a safra e produzir alimentos, gerando emprego e renda para desenvolver a economia do nosso Estado”, considerou.

A ideia dos representantes da Aprosoja/AP é que a sociedade produtiva e as federações assinem o documento para mostrar o apoio da classe e dos órgãos representativos. Além do presidente da FAEAP também já assinaram o documento a Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), Fórum Econômico do Amapá (FEAP), Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB/AP), Associação dos Criadores do Amapá (ACRIAP), OAB/AP, Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), entre outras.

Participaram da reunião representando a Aprosoja/AP o diretor administrativo, Tobias Laurindo; o diretor técnico, Alexandre Menin; e o associado da entidade, Mário Júnior.

 
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Nova ferramenta permite comparar tanto o desmatamento quanto a recuperação de florestas

Redação Portal do Agro

Em grande mobilização, produtores vão à audiência sobre regularização fundiária

Redação Portal do Agro

Produtores rurais fazem doação de concentradores de oxigênio para Manaus

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies