Portal do Agro
Ação integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Destaque Notícias

Começa 3ª ExpoVale com vitrine de tecnologia e políticas públicas para o sul do Amapá

O Governo do Estado do Amapá (GEA) deu início nesta quarta-feira, 4, à 3ª ExpoVale do Circuito TecnoAgro, no Parque de Exposição da Associação dos Criadores do Vale do Jari (Crivaj), no município de Laranjal do Jari. O evento, que segue até sábado, 7, começou com a escolha da Rainha da ExpoVale e com a exposição das programações e vitrines para debater tecnologias e políticas públicas para a região sul do estado.

A ExpoVale engloba agropecuaristas, empreendedores e demais interessados de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no Estado do Pará, no intuito de abrir discussões relacionadas a cadeia produtiva da agropecuária no Vale do Jari.

Entre os temas principais a serem debatidos está a integração do Amapá com o Pará para o desenvolvimento regional em diversos setores, como o madeireiro; da castanha; açaí; banana; mandioca e da bubalinocultura. Sobre o evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Robério Nobre, afirma que foi dado o pontapé para mais um grande evento de difusão de conhecimento e experiências.

“Demos início a mais uma etapa da TecnoAgro no Amapá, onde vamos debater temas relacionados ao desenvolvimento do nosso estado, através do incentivo da cadeia produtiva e da valorização do produtor rural. Aqui vamos acolher todos os interessados em aprender mais sobre tecnologias e, principalmente, para quem busca trocar experiências e conhecer novas técnicas”, ressaltou Nobre.

Programação técnica

Na programação técnica e de mostra tecnológica, haverá eventos destinados à apresentação de tecnologias, informações e boas práticas, bem como demonstrações de técnicas de processos e manipulação de equipamentos e instrumentos dirigidos para o desenvolvimento agropecuário.

Nesta quinta-feira, 5, pela manhã, será realizada a oficina “Confecção de móveis e artefatos de madeira”, coordenada pela SDR e parceiros, e ministrada por Reginaldo Silva, responsável pelo Recanto dos Artistas. A oficina é destinada a produtores agroextrativistas, microempresários, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

Ainda pela manhã de quinta-feira será ministrado o minicurso “Cultivo hidropônico”, coordenado pela Fundação Jari com instrutores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP). O minicurso é voltado para produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A manhã do primeiro dia da programação técnica será encerrada pela palestra “Regularização fundiária no Vale do Jari” coordenada pela SDR e instrução de um técnico do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), tendo produtores rurais, pecuaristas, técnicos e extensionistas como público-alvo.

À tarde haverá a mesa redonda “Recursos florestais madeireiros e não madeireiros para o desenvolvimento do Vale do Jari” coordenada pela Embrapa/AP com abordagem de diversos temas, como “Valorização da produção florestal através da verticalização”, “Projeto Fomento de eucalipto”, “Utilização de software Bomanejo no planejamento do manejo florestal sustentável” e “Castanha na roça: tecnologia para produção e renovação dos castanhais em área de agricultura familiar”, voltado para produtores agroextrativistas, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

A programação ainda terá “Demonstração de Método (DM): cultivo hidropônico” coordenada pela Fundação Jari destinada a produtores de hortaliças, técnicos, extensionistas e acadêmicos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Prazo para renegociação de dívidas rurais com o BASA vai até 29 de dezembro

Redação Portal do Agro

Startup traz para o Brasil tecnologia inédita de análise genética do solo

Cleber Barbosa

Salada pode ser prato principal! Basta saber escolher os ingredientes

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies