Portal do Agro
Candidato apresentará plano de trabalho em Audiência Pública | Arte: Bruno Barbosa
Notícias

Candidato a pesquisador-chefe da Embrapa no Amapá apresenta propostas

A Chefia de Gabinete da Presidência da Embrapa conduzirá, na próxima sexta-feira, 11/12, das 14h às 15h30 (horário de Brasília) a Audiência Pública on line do candidato ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Amapá. O pesquisador Antonio Claudio Almeida de Carvalho vai apresentar seu plano de trabalho para um mandato de dois anos, podendo ser renovado por mais dois períodos. A transmissão será feita no canal da Embrapa no Youtube, por meio do link https://youtu.be/iuPiT5xkOyo. O candidato terá uma hora para apresentar o plano de trabalho, no horário das 14h às 15h, sem interrupção. Em seguida, estará disponível durante 30 minutos para responder aos questionamentos dos públicos internos e externos, via chat do canal da transmissão. 

Esta Audiência Pública faz parte do processo de recrutamento e seleção interna de candidatos ao cargo em comissão de Chefe-Geral da Embrapa Amapá. Na primeira etapa, o grupo de trabalho homologou a candidatura de Antonio Claudio Almeida de Carvalho. Na etapa seguinte à audiência pública, o pesquisador será entrevistado pela Diretoria-Executiva da Embrapa, até o dia 30 de dezembro. O processo será concluído até o dia 11 de janeiro de 2021.

Perfil do candidato


Antonio Claudio Almeida de Carvalho, 58, ingressou na Embrapa Amapá em 1987. Engenheiro Agrônomo formado pela então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (Fcap), atualmente Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o pesquisador possui mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), com uma tese sobre a valoração das áreas de Reserva Legal da Amazônia pela maximização dos produtos florestais não-madeireiros.

O pesquisador tem experiência em estatística aplicada em áreas diversas, nos campos técnicos e científicos. Nas áreas de Economia e Desenvolvimento, tem experiência em Desenvolvimento Regional Sustentável, Desenvolvimento Endógeno, Matriz Insumo-Produto, Economia de Recursos Naturais, com ênfase em Produtos da Sociobiodiversidade.

Em períodos cedidos para o Governo do Estado do Amapá, exerceu os cargos de Secretário de Meio Ambiente do Estado do Amapá, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, (IEPA) e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá. Na Embrapa Amapá é atualmente pesquisador e já exerceu vários cargos, dentre eles o de Chefe Geral Interino e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia.

Em 2007 conquistou o primeiro lugar na categoria Econômica/Tecnológica no Prêmio Professor Samuel Benchimol ao apresentar uma proposta inovadora de valoração e manejo sustentável do cipó-titica (Heteropsis flexuosa), um produto florestal não-madeireiro abundante no Amapá. Em 2015 foi contemplado com o segundo lugar na categoria Econômica/Tecnológica no Prêmio Professor Samuel Benchimol ao apresentar um estudo sobre a contaminação aguda da doença de Chagas provocada pelo consumo do açaí e alternativas de solução da contaminação em nível das batedeiras locais. É um dos autores dos dois pedidos de patentes que o IEPA fez junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Livre de aftosa com vacinação, Amapá pode exportar rebanho, diz diretor da DIAGRO

Redação Portal do Agro

Banco do Brasil anuncia R$ 103 bilhões em financiamentos para a safra 2018/2019

Redação Portal do Agro

Trader projeta resultados positivos para a safra amapaense de soja de 2020

Redação Portal do Agro