Portal do Agro
Destaque Notícias

Começa neste sábado a Exposição Agropecuária “Agropesc 2017” no município de Amapá

Será neste sábado, 9, a abertura oficial da 29ª Expofeira Agropesc e a 10ª Festa do Leite, no município de Amapá, distante cerca de 300 quilômetros de Macapá. É a segunda maior feira de negócios agropecuários do Amapá. Eventos ocorrerão, simultaneamente, no período de 9 a 16, no Parque de Exposição João Pompilho, a três quilômetros da sede do município.

A feira, que começa às 20 horas com um show musical, é uma inciativa do governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura de Amapá e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap) e participação de diversos órgãos ligados ao setor da agropecuária como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e outros.

Conforme a organização da Agropesc/2017, o espaço está totalmente revitalizado para atender as pessoas e oferece uma estrutura com palco, arena de show, stands, estrutura para rodeio, camarotes, banheiros químicos e auditórios.

Vaquejada

Na programação estão incluídos três grandes eventos: Festa do Leite, Festa do Vaqueiro e o tradicional Festival da Gurijuba. A expectativa é que o número de visitantes seja maior do que as edições anteriores. Durante todo o evento haverá diversas atrações culturais, entre elas, concurso para eleger a Rainha da Feira, corrida de cavalos marajoara e mestiços, concurso de leiteiro, rodeio, concurso de ordenha, futboi, prova do laço boi parado, prova de três tambores, corrida de cavalos, além de cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas.

O público-alvo serão empreendedores, pecuaristas, extrativistas, piscicultores, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais e a comunidade.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Robério Aleixo, o governo prevê um investimento de R$ 700 mil para a realização da feira com contrapartida da Prefeitura Municipal do Amapá, principal parceira do evento.

“A intenção é utilizar o momento para capacitação e levar conhecimento tecnológico para melhorar a produção e fortalecer a atividade pecuária, considerando as potencialidades de cada região e mostrar para a sociedade que temos capacidade de produzir. É uma oportunidade de negócio para centenas de trabalhadores, com geração de emprego e renda para diversos segmentos da economia local, como pecuaristas, produtores e empreendedores. Além de movimentar a comercialização de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e vendedores ambulantes”, explicou o gestor.

O governador do Amapá, Waldez Góes, garantiu um grande avanço para o desenvolvimento da pecuária amapaense, a exemplo da certificação que tornou o Estado livre da febre aftosa com vacinação. O reconhecimento nacional é resultado de um esforço do governo na imunização de bovinos e bubalinos em todo o Estado. Agora, o Amapá poderá preparar-se para a comercialização de carnes nos mercados nacional e internacional.

Programação

Dia 9/12 (sábado)

15h-Cavalgada- Concentração na Praça do Barão do Rio Branco (previsão de chagada no Parque de Exposição às 18h30)

Abertura da Agropesc 2017

20h- Show da Banda Cheiro Verde (a confirmar)

22h- Fala do prefeito e governador

22h30- Concurso da Rainha

Dia 10/12 (domingo)

08h – Concurso de Ordenha

Dia 13/12 (quarta-Feira)

16h- Futboi

17h- Prova do laço boi parado- primeira eliminatória

Dia 14/12 (quinta-feira)

16h- Corrida de Cavalo Marajoara e Mestiço- primeira eliminatória

18h- Prova do laço boi parado- segunda eliminatória

Dia 15/12 (sexta-feira)

16h- Corrida de Cavalo- segunda eliminatória

18h- Prova do laço boi parado- final

17h- Prova dos três tambores – primeira eliminatória

Dia 16/12 (sábado)

16h- Corrida de Cavalo- final

19h- Prova dos três tambores- final

Confira a programação técnica do evento

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Amapá registra em janeiro safra 7,3% superior ao mesmo período de 2017, diz IBGE

Redação Portal do Agro

Chefe da Embrapa no Amapá destaca os profissionais do campo no Dia do Extensionista Rural

Redação Portal do Agro

Dia de Campo marca lançamento dos programas Soja Plus e Campo Futuro no Amapá

Redação Portal do Agro