Portal do Agro
Só em 2020, com a pandemia, a EaD Senar realizou 158,9 mil matrículas em 81 cursos
Notícias

Ensino rural à distância do SENAR registra 1 milhão de alunos em 10 anos

A Educação a Distância do Serviço Nacional de  Aprendizagem Rural (EaD/Senar) completou 10 anos em 2020 com mais de um milhão de matrículas.  Apenas este ano, a instituição promoveu 158,9 mil em 81 cursos.

A procura neste ano cresceu devido à pandemia da Covid-19, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social da entidade, Janete Lacerda, durante a reunião do Comitê de EaD na sexta (27), Dia da Educação a Distância, que discutiu as ações de 2020 e os projetos para novos cursos e formatos de ensino a partir de 2021.

“A Educação a distância veio para ficar de vez e, mais do que nunca, agora na pandemia, se faz necessária. O produtor rural está se reinventando e a prova disso são os acessos aos cursos a distância do Senar”, afirmou. “Estamos completando 10 anos de educação a distância e sinto muito orgulho porque foi um grande desafio para nós aprender como fazer e levar cursos a distância para o nosso público.”

O Comitê também discutiu o modelo de curso via aplicativo WhatsApp. O Senar Bahia desenvolveu este ano um projeto piloto em parceria com o Sebrae direcionado aos bovinocultores de leite do estado. Segundo Daniela Lago, da Bahia, a aceitação do evento foi muito boa. Com duração de oito horas/aula e dividido em dois dias, teve a participação de 162 participantes.

“Temos que analisar quais os recursos vamos usar via WhatsApp. São muitos, vão desde cards, infográficos, podcasts, links, quiz, etc. Temos que pensar no nosso público, no tempo dele de aprender e também de resposta”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Senar, Ana Ângela Sousa.

Outro tema da reunião foi a Formação Profissional Rural em modelo híbrido. O Senar está desenvolvendo o formato com apoio das Administrações Regionais para identificar como será o espaço de aprendizagem, avaliação e tecnologia no ensino híbrido e a certificação dos produtores.

Estante virtual

Em 2021, o Senar lançará um aplicativo de cartilhas, em que o produtor terá acesso ao material elaborado pela entidade sobre diversos temas. Atualmente, o Senar tem a Estante Virtual (https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar), com 175 títulos disponíveis para download.

 Em 2020, os 10 cursos mais procurados no portal EaD Senar ( http://ead.senar.org.br/)  foram: Fixação Biológica de Nitrogênio, Recuperação de Pastagens Degradadas, Negócio Certo Rural, Mudanças Climáticas e Agricultura, Proteção de Nascentes, Tratamento de Dejetos Animais, Cultivo e Produção de Grãos, Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistema Plantio Direto.   

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Estudos ligam cada vez mais o clima extremo no planeta às mudanças climáticas

Redação Portal do Agro

Resultados animadores em nova etapa de projeto forrageiras para o semiárido

Cleber Barbosa

Curso superior gera novas oportunidades para gestores do agronegócio

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies