Portal do Agro
(Foto: Guillermo López Garabatos)
Destaque Notícias

Diagnóstico da apicultura e meliponicultura no Amapá é apresentado pelo Rurap

Aconteceu na última semana de abril, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural – SDR, a exposição de estudo situacional da produção da apicultura e da meliponicultura, realizada pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá – Rurap, voltada a gestores e produtores, com o objetivo de se encontrar soluções conjuntas para o melhoramento produtivo das culturas.

O diagnóstico foi organizado por Eduardo Luiz Heizen, Zootecnista, Mestre em Produção Animal e Extensionista do Rurap, e analisa dados de entrevistas de criadores feitas em 15 dos 16 municípios do estado, demonstrando que 46,74% dos criadores praticam a apicultura (criação de abelhas de ferrão africanas introduzidas no período Brasil Colônia); que 30,43% dos criadores praticam a apicultura (criação de abelhas nativas do Brasil denominadas meliponíneos); e que 22,83% desenvolvem a apicultura e a meliponicultura.

Quanto à localização dos criadores de abelhas por município, estão em Macapá 47,83%; Oiapoque 9,78%; Vitória do Jari 6,52%; Porto Grande 5,43%; Ferreira Gomes 3,26%; Laranjal do Jari 9,78%; Cutias 2,17%, Calçoene 2,17%; Itaubal 3,26%; Mazagão 3,26%; Santana 2,17%; Tartarugalzinho 1,09%; Serra do Navio 1,09%; Amapá 1,09%; e Pracuúba 1,09%.

O estudo ainda aponta variáveis sociais e tecnológicas, variáveis de beneficiamento e comercialização da produção, aponta as principais dificuldades do setor, e aponta caminhos para o seu desenvolvimento através de análise SWOT, identificando fragilidades, fortalezas, ameaças e oportunidades.

 

(Diagnóstico completo em http://www.rurap.ap.gov.br/det2.php?id=23726)

 

Juan Monteiro – Administrador e Jornalista

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

CNA promove workshop para debater a regularização da aquicultura

Redação Portal do Agro

Curso gratuito aborda análise genética do microbioma do solo

Cleber Barbosa

Combate ao Coronavírus não pode levar o Brasil a parar de produzir alimentos, diz CNA

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies