Portal do Agro
Imagem: Agrorobótica
Destaque Notícias

EMBRAPA e parceiros lançam robô que faz análise de solos com base em tecnologia da NASA

O robô se chama AGLIBS 1.0, que utiliza a técnica LIBS, a mesma utilizada pela NASA para analisar os solos do planeta Marte, acoplado no jipe robótico Rover Curiosity. O AGLIBS 1.0 foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação e a startup Agrorobótica com a tecnologia LIBS, para dar uma dimensão de escala nas análises laboratoriais dos solos.
Georreferenciamento de amostragem de campo, análise de solos por LIBS e uma plataforma de inteligência artificial que formatam quantificações são as soluções tecnológicas inovadoras oferecidas pelo robô AGLIBS 1.0. Além disso, faz a análise de carbono dos solos; textura, com teores de areia, silte e argila; e PH de maneira ágil e eficiente e limpa.
Um programa de computador envia os dados para o produtor que as recebe em formato de orientações agronômicas em seu celular, proporcionando rapidez e assertividade econômica na produção.
Segundo a EMBRAPA, o uso do robô AGLIBS 1.0 é viável para Cooperativas, Revendas Agrícolas, Laboratórios Agronômicos e Empresas Prestadoras de Serviços em Agricultura de Precisão.
(Fonte: site EMBRAPA)

Juan Monteiro
Jornalista

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Resultados de pesquisas são expostos em Jornada Científica da Embrapa Amapá

Redação Portal do Agro

Debate sobre cabotagem reforça participação dos portos do Norte do país

Redação Portal do Agro

CNA estima prejuízos do agronegócio em R$ 6,6 bilhões com bloqueios de estrada

Redação Portal do Agro