Portal do Agro
Assinatura do contrato de prestação de serviços entre Governo do Amapá, Embrapa e Fundação Eliseu Alves
Destaque Notícias

Embrapa e parceiros iniciam trabalhos de Zoneamento Ecológico-Econômico do Amapá

Dulcivânia Freitas, Jornalista

Com a assinatura do contrato de prestação de serviços entre a Embrapa, Governo do Amapá e Fundação Eliseu Alves (FEA), os trabalhos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado do Amapá serão iniciados ainda neste mês de dezembro, com previsão de serem concluídos em dois anos e meio. O ato de assinatura reuniu, na sede do Palácio do Governo, os gestores da Embrapa Amapá, o governador Waldez Góes, diversos secretários estaduais e pesquisadores que atuam no projeto do ZEE do Amapá.

O ZEE servirá de instrumento para licenciamentos e investimentos do Governo do Estado, de investidores privados, órgãos de pesquisas, e outros segmentos nos meios rural e urbano. Em linhas gerais, o Zoneamento vai ordenar oficialmente o território do Amapá, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.  Para o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, “seguramente estamos contribuindo de forma significativa para o ordenamento territorial do Amapá, que representa uma virada de página para dar segurança em diversos aspectos tanto a instituições governamentais, quanto produtores e investidores em geral”. 

A Embrapa vai coordenar as etapas do ZEE, desde o planejamento até a sua implementação efetiva. Também farão parte dos estudos, pesquisas e elaboração de documentos, equipes da Embrapa Territorial, sediada em Campinas (SP), e da Embrapa Amazônia Oriental, sediada em Belém (PA), como também técnicos de instituições estaduais de ensino e pesquisa como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). 

Segurança jurídica e transparência

O chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, durante evento no Palácio do Setentrião, em Macapá

Para o governador Waldez Góes, a importância do Zoneamento Ecológico-Econômico do Amapá está situada em um contexto de desenvolvimento a médio e longo prazos.  “Em qualquer lugar do Brasil e em muitos países do mundo, toda a mobilização de um setor produtivo econômico, nas mais diversas matrizes, e também investimentos em infraestrutura e na área social, dependem de condicionantes que são instrumentos de planejamento público-privado. Se queremos garantia e segurança jurídica, transparência, precisamos priorizar, sobretudo em estados da Amazônia, a governança territorial e ambiental”.  Góes lembrou das iniciativas anteriores e disse que agora o Amapá elege em definitivo a elaboração do ZEE como prioridade. “Tudo isso é um esforço político, jurídico, técnico e institucional que vai gerar para o Amapá as condicionantes de segurança jurídica e transparência necessárias, dentro da agenda ambiental. Não é proibido gerar produtos no Amapá, mas o cuidado tem que ser redobrado em comparação com outras regiões”, ressaltou o governador do Amapá, atualmente líder do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal. 

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Amapá, a execução do ZEE inicia ainda neste mês de dezembro com a elaboração do planejamento das ações. A etapa seguinte será o diagnóstico dos meios físico, social e econômico. “Com esse diagnóstico, que é o mapeamento, passaremos para a fase de prognóstico, onde termos uma síntese do uso destas informações e vamos determinar as zonas onde podemos ter a produção de determinadas culturas agrícolas, por exemplo”.

Durante o evento, Nagib Melem recordou que o contrato assinado nesta terça-feira resulta de uma articulação iniciada em janeiro de 2017, quando o então chefe geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared, liderou os primeiros encaminhamentos para montar o projeto do ZEE, com acompanhamento do então secretário estadual de Planejamento, Antônio Teles Júnior. Posteriormente, o projeto incorporou contribuições de pesquisadores da Embrapa, e de técnicos parceiros como a professora Claudia Chelala, da Unifap; e o pesquisador Aristóteles Viana do Iepa.

O ZEE proposto para o Amapá será realizado em escala 1:250.000, elaborado segundo as diretrizes metodológicas do Ministério do Meio Ambiente para zoneamentos estaduais e atendendo aos critérios mínimos estabelecidos pela legislação em vigor. A legislação nacional determina a necessidade do ZEE nessa escala como instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente, assim como para as tomadas de decisões de investimentos dos agentes privados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

INFORME DO AGRO | Presidente do BNDES, Paulo Rabello, faz visita inédita ao Amapá.

Redação Portal do Agro

A história de surgimento da EMBRAPA para o fortalecimento do agronegócio no Brasil

Redação Portal do Agro

Entrega de frota de caminhões reforça agricultura familiar no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies