Portal do Agro
Pesquisa realizada pelo Fipe em parceria com Sicredi mostra impacto das instituições no Brasil
Destaque

Cooperativismo contribui com 278 mil empregos pelo país, diz Sicredi

Da Redação
A atuação das instituições financeiras cooperativas tem causado um impacto relevante no cenário do mercado financeiro brasileiro. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Sicredi, revela que essa atuação fomentou a injeção de cerca de R$ 48 bilhões na economia, além de viabilizar a criação de 79 mil novas empresas ao ano por todo o país, que geram mais de 278 mil empregos.
O levantamento inédito analisou dados relativos a instituições financeiras cooperativas nos últimos vinte anos e em todos os municípios brasileiros. A constatação é de que as instituições auxiliam a integração dos eixos econômicos das regiões onde estão instaladas, ao passo que ofertam o acesso a crédito financeiro com taxas de juros consideradas mais acessíveis ao público.
“Onde há atuação do cooperativismo, cria-se um ciclo virtuoso, que estimula a inclusão financeira de pequenos produtores, das famílias locais e de empresas. E dessa forma, diminui-se as desigualdades na economia, o que acaba aumentado por exemplo o valor e renda de toda uma região”, considerou o presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Túlio Soares.
De olho nas possibilidades ainda crescentes dessa vertente econômica benéfica tanto para associados, quanto para empresas, as instituições financeiras cooperativas têm buscado expandir ainda mais suas forças de atuação em todo o Brasil.
“Oferecemos um relacionamento próximo com os associados, conhecendo os propósitos dele e seus objetivos. Dessa forma, conseguimos ofertar soluções adequadas, como por exemplo crédito e investimentos com taxas mais justas. E quando eles utilizam nossos produtos e serviços, cooperam com a economia da região.” destaca Marco Túlio Soares. “O que pode ser visto em números, de acordo com a pesquisa, houve aumento de 6,2% a mais de vagas de trabalho formal”, completou.

Expansão

Somente em 2020, o Sicredi inaugurou 150 agências em todo o país, expandindo ainda mais sua rede de atendimento. Para se ter noção, em 200 municípios ela é a única instituição financeira atuante. Ao todo, está presente em mais de 1,5 mil cidades e possui mais de 2 mil agências, oferecendo aos associados mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Em outubro o Sicredi fará a inauguração de mais uma agência em Macapá-AP. “Este é apenas o começo de um forte trabalho de expansão. Nossa missão é levar inclusão financeira e desenvolvimento para mais pessoas e regiões”, destaca Marco Túlio Duarte.
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Segura peão! Rodeio da 1ª ExpoBúfalo reúne 15 competidores amapaenses

Redação Portal do Agro

Confira quatro receitas saudáveis para as suas ceias de Natal e Ano Novo

Redação Portal do Agro

Dono do segundo maior rebanho do país, Amapá movimenta setor com ExpoBúfalo 2019

Redação Portal do Agro