Portal do Agro
Proposta é inclusão de fornecedores indiretos nos sistemas de rastreabilidade
Artigos

Especialista propõe incluir produtores de bezerros no rastreio da cadeia da carne

Pela maior inclusão de fornecedores indiretos nos sistemas de rastreabilidade da cadeia da carne 

Por Pedro Burnier* 

A modernização da pecuária brasileira tem resultado em inúmeros benefícios sociais, com a geração de emprego e renda, e de competitividade, que incluem maior produtividade, mais qualidade e melhor rentabilidade ante a competidores internacionais. Entretanto, o setor percebeu que para manter o crescimento em um mercado globalizado, é preciso trazer para a discussão os fornecedores indiretos que, por serem produtores de bezerros, são peça-chave no sistema produtivo nacional.

O fato de não haver um sistema de rastreabilidade eficiente dos indiretos no segmento culminou em um ponto cego na cadeia de fornecimento. Como resultado, criaram-se riscos em termos de conformidade legal e dúvidas sobre a origem do gado, prejudicando sua comercialização no mercado nacional e internacional.

As consequências negativas advindas dessa não inclusão dos fornecedores indiretos no monitoramento de compras e nos sistemas de rastreabilidade afetam não apenas os frigoríficos, mas também todos os atores da cadeia, como a indústria de processamento da carne, varejistas, investidores e até o consumidor final. São riscos considerados desnecessários e que podem ser mitigados, resultando em transparência, conservação ambiental e assegurando a existência de crédito e investimentos para o mercado.

Nesse sentido, a indústria, o governo e organizações não governamentais (ONGs) reconheceram que era importante encontrar soluções de rastreabilidade viáveis. Porém, não havia um fórum dedicado para reunir as partes interessadas com uma abordagem clara e orientada para a solução.

Desse modo, foi criado o Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI), principal fórum para debater essas questões, visando, justamente, contribuir para o avanço de soluções viáveis e modernas, garantindo a inclusão dos fornecedores indiretos nos sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Assim, a indústria pode continuar seu desenvolvimento e seu crescimento, ao mesmo tempo em que oferece resultados positivos tanto em termos sociais como ambientais e econômicos.

Reunindo os diversos stakeholders da cadeia produtiva da carne bovina no Brasil, o GTFI tem como objetivos principais a identificação, desenvolvimento e apoio à implementação de soluções de rastreabilidade para fornecedores indiretos; e a comunicação de desafios, oportunidades e progresso em direção à rastreabilidade dos fornecedores indiretos.

O GTFI vem se dedicando ao tema há mais de quatro anos e, recentemente, alguns de seus membros estão lançando projetos e programas de aprimoramento de seus processos de rastreabilidade e de gestão da cadeia de fornecimento a fim de cumprir seus compromissos e assegurar a origem e procedência do gado adquirido. Ou seja, incluir os fornecedores diretos e indiretos (fazendas de cria, recria e engorda, por exemplo) nos sistemas de compra que subsidiam a tomada de decisão, ajuda a entender as dinâmicas complexas e a encontrar soluções.

A área de investimentos no Brasil também está atenta para o desenvolvimento sustentável de áreas importantes para a conservação, como o bioma Amazônia, por exemplo, e os investidores internacionais perceberam que ativos que tenham a conservação do meio ambiente como prioridade são mais rentáveis e perenes.

Esses dois exemplos reforçam como é imprescindível a inclusão dos fornecedores indiretos da cadeia da carne em sistemas de monitoramento. Isso porque a maior transparência e rastreabilidade levará toda a cadeia produtiva a um novo patamar, elevando a competitividade do produto nacional, contribuindo para a ampliação dos negócios internacionais e estabelecendo uma maior conexão com as demandas do consumidor final e dos investidores.

Contudo, para que esse movimento ganhe ainda mais força, é preciso comunicar aos consumidores, investidores e à sociedade em geral o progresso que está sendo feito. O envolvimento desses atores é fundamental para que esteja claro o posicionamento do Brasil ante ao fornecimento de alimentos seguros, a conservação ambiental e a transparência em todo o processo produtivo da carne. Nesse sentido, o site do GTFI (https://gtfi.org.br/o-gtfi/), que acaba de ser lançado, traz uma série de informações atualizadas sobre o tema.

Para alcançar esses objetivos, o uso de tecnologias será essencial. E o Brasil está bem posicionado nessa área, ao contar com sistemas de informação, que podem ser implantados de forma inteligente e segura, a fim de fornecer as soluções de rastreabilidade necessárias para uma produção responsável e mais sustentável. Isso pode ser realizado de uma maneira eficiente, sem custos adicionais ou encargos aos produtores rurais, protegendo a privacidade pessoal e garantindo medidas robustas de controle sanitário.

Somada a outras tecnologias inovadoras, como plataformas de blockchain, a indústria poderá liderar em nível global esse movimento por maior transparência e reconhecimento, ampliando a rentabilidade do setor. E o GTFI trabalha justamente para incentivar o uso de soluções que beneficiam toda a cadeia produtiva.

 

 

 

* Pedro Burnier é gerente do Programa de Cadeias Agropecuárias da ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e coordenador do Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos (GTFI). 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

TECNOLOGIA NA PECUÁRIA

Marcus Rezende

Verticalização da produção de grãos no Amapá

Redação Portal do Agro

Câmara de Conciliação: início do plano de ação da nova etapa da regularização fundiária

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies