Portal do Agro
Pesquisador Arnaldo Carneiro Filho, engenheiro agrônomo e pesquisador do INPA | Agroícone
Destaque Notícias

Pesquisador do INPA palestra em Macapá em seminário sobre conservação e agricultura

Dulcivânia Freitas – Jornalista

O pesquisador Arnaldo Carneiro Filho, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, vai ministrar palestra intitulada “Agricultura versus Recursos Naturais – Temos um incrível passado pela frente?”, a partir das 15 horas desta segunda-feira, 13/05, no Auditório Tucuju, na Embrapa Amapá. A apresentação faz parte da programação de conferências que o pesquisador realiza em algumas regiões da Amazônia com a finalidade de mapear a dinâmica, impactos associados e atores relevantes no debate conservação e agricultura na Amazônia. Como parte da palestra, ele vai abordar as estratégias de inteligência territorial disponíveis para conciliar agricultura e conservação. O ciclo de conferências do pesquisador Arnaldo Carneiro Filho é promovido em parceria com as Unidades da Embrapa na Amazônia. O público-alvo é formado de gestores, técnicos, agentes públicos, estudiosos e parlamentares atuantes nesta temática.  

Dedicado a estudos na área da dinâmica territorial no Cerrado e Amazônia, com foco na expansão da soja, o pesquisador do INPA é Engenheiro Agrônomo graduado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) com título de doutor em Paleoecologia (parte da ecologia que estuda os ecossistemas e os modos de vida dos animais extintos) pela Universidade de Strasbourg, na França. Conforme o material de divulgação do pesquisador Arnaldo Carneiro Filho, sua conclusão é que os dilemas entre agricultura e conservação “têm servido para manter práticas improdutivas, ilegais e desnecessárias. “Uma análise acurada da dinâmica territorial brasileira permite vislumbrar cenários onde conservar e produzir são complementares”. Ainda segundo Carneiro, a inteligência territorial parece ser a chave para solucionar esses conflitos. Na palestra, o pesquisador apresentará resultados de estudos acadêmicos, como plataformas inovadoras, análises, além de diversas soluções desenvolvidas e testadas nas cadeias de produção, que permitem ampliar a transparência e ao mesmo tempo compartilhar responsabilidades com os atores envolvidos. 

O pesquisador ressalta que, Amazônia e o Cerrado, juntos, contribuem com pelo menos 1.4 milhões de hectares convertidos anualmente e aproximadamente 955 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono (~955 Mt CO2e). “Proteger a Amazônia e o Cerrado e ao mesmo tempo encontrar soluções para uma expansão sustentável da agricultura brasileira constituem o objetivo maior destes esforços. Os cenários de alterações em marcos regulatórios podem contribuir sobremaneira para o aumento do desmatamento desnecessário, construindo um futuro repleto de passado”.

Arnaldo Carneiro Filho é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foi diretor de Gestão Territorial Inteligente da Agroicone e Diretor Científico da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, quando coordenou o esforço de construção do Núcleo de Inteligência Territorial do Ministério da Agricultura. Nos últimos anos, coordenou a estratégia de inteligência territorial do projeto INPUT (https://www.inputbrasil.org/equipe/arnaldo-carneiro-filho) com o objetivo de fornecer informações e modelos espaciais sobre as principais questões para o Brasil: reduzir desmatamento, otimizar o uso do espaço agrícola e promover a conformidade das Lei de Proteção da Vegetação Nativa (por exemplo, o Código Florestal) no Brasil. Em 2018 ele coordenou a estratégia de engajamento na cadeia de fornecimento de soja para a Global Canopy e colabora para o desenvolvimento da plataforma de transparência Trase. 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Editorial do Estadão destaca o crescimento de municípios agropecuários

Redação Portal do Agro

Chuvas iniciam mais cedo este ano, alerta serviço de meteorologia do Amapá

Redação Portal do Agro

Trabalhos de acadêmicos são premiados em Jornada Científica da Embrapa Amapá

Redação Portal do Agro