Portal do Agro
Entidade trabalha para novos produtos ou serviços tecnológicos em prol do agronegócio brasileiro e mundial.
Notícias

Incubadora tecnológica ajuda 246 empresas com inovações no agronegócio

A Esalqtec – incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) – completou 15 anos de fundação neste mês e comemora o apoio a 246 empresas de inovação e tecnologia no agronegócio.

Instalada na Fazenda Areão, em Piracicaba (SP), em área no campus da Esalq com mais de 130 ha, a incubadora tem um espaço de 10 mil m², com oito módulos de 32 m² cada – destinados às empresas tecnológicas, além de coordenadoria, secretaria, recepção e sala de reuniões. A incubadora possui 18 empresas graduadas (já tem suas sedes próprias), seis residentes (estão situadas na incubadora), 116 associadas (fazem parte da rede de relacionamento) e 11 em pré-incubação (em fase de validação de negócio).

Segundo o gerente-executivo da Esalqtec, que acompanha todo este processo desde 2005, Sergio Marcus Barbosa, a incubadora disponibiliza espaço, serviços, infraestrutura, orientação e estrutura administrativa, em um sistema compartilhado de incubação. “Nossos principais objetivos são apoiar as iniciativas empreendedoras do Vale do Piracicaba, na formação e consolidação de projetos inovadores que têm uma base científica relevante, transformando este conhecimento em novos produtos ou serviços tecnológicos em prol do agronegócio brasileiro e mundial. Somos um pequeno ecossistema dentro de um grande ecossistema agtech, que além das suas empresas residentes, comporta também várias associadas de destaque no setor”, explica.

A Esalqtec atende a empreendedores que detectam uma oportunidade de negócio, querem viabilizá-lo, mas necessitam de um espaço e período para término da definição do empreendimento, comprovação da viabilidade técnica ou, ainda, elaboração do protótipo e viabilização do capital para o início do negócio. “A incubadora é o empreendedorismo ocorrendo dentro da universidade, dando assessoria para que as pesquisas e iniciativas dos alunos se tornem negócios e onde o a geração de conhecimento e tecnologia dá origem a novas empresas”, define o presidente do Conselho Deliberativo da Esalqtec, professor Felipe Pilau.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Falcão: Prático do Amapá assume entidade nacional do setor, o CONAPRA

Redação Portal do Agro

Amapá quer priorizar a produção de alimentos na retomada econômica

Cleber Barbosa

Estudo do “leite” da castanha-do-brasil é apresentado em Congresso de Ciências

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies