Portal do Agro
O pesquisador Antonio Claudio Almeida de Carvalho assume o mandato de dois anos | Foto: Aline Furtado
Notícias

Engenheiro agrônomo Claudio Carvalho é o novo chefe-geral da Embrapa/AP

O pesquisador Antonio Claudio Almeida de Carvalho, 58, assumiu na segunda-feira, 1º de fevereiro, a chefia-geral da Embrapa Amapá (Macapá, AP), em substituição ao pesquisador Nagib Melém, que se despede da função após três anos. O novo chefe-geral foi aprovado em processo de seleção interna conduzido pela Diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele ingressou na empresa há quase 34 anos, recém-graduado Engenheiro Agrônomo.

Antonio Claudio exercerá o mandato por dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois períodos. Foram nomeados com ele, a pesquisadora Cristiane Ramos de Jesus para a chefia adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento; o pesquisador Jô de Farias Lima para a chefia adjunta de Transferência de Tecnologias; e o técnico Izaque Pinheiro para a chefia adjunta de Administração.

O novo chefe-geral da Embrapa Amapá é Engenheiro Agrônomo formado pela então Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (Fcap), atualmente Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Possui mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), com uma tese sobre a valoração das áreas de Reserva Legal da Amazônia pela maximização dos produtos florestais não-madeireiros.

Ingressou na Embrapa Amapá em maio de 1987 ainda recém-graduado, no primeiro concurso público deste centro de pesquisa. Na Embrapa Amapá, Antonio Claudio já exerceu cargos de Chefe Geral Interino e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologias. Em períodos cedidos para o Governo do Estado do Amapá, exerceu os cargos de Secretário de Estado de Meio Ambiente; de diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA); e de Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Embrapa Amapá

Fachada da sede regional da Embrapa Amapa, em Macapá | Foto: Aline Furtado/Ascom

A Embrapa Amapá é uma das 43 Unidades Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem sede em Macapá (AP) e atua na geração e adaptação de tecnologias, serviços e recomendações em aquicultura e pesca, recursos florestais, proteção de plantas e agricultura sustentável. O portfólio de pesquisa inclui espécies como tambaqui, pirarucu, tracajás, camarão-da-amazônia, cipó-titica, pau-mulato, castanha, açaí, banana, mosca-da-carambola, soja, milho, feijão, mangaba, citrus,  mandioca, café, entre outros.

Esta Unidade da Embrapa também atua em projetos vinculados ao conceito da bioeconomia https://www.embrapa.br/tema-bioeconomia/sobre-o-tema), um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. Está alinhada ao esforço de gerar dados para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é a Agenda 2030 compactuada pela Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para erradicação da pobreza e proteção do planeta.

Políticas Públicas

Entre as pesquisas que geram dados e informações para políticas públicas estão o Zoneamento Ecológico-Econômico do Amapá (ZEE-AP), o Sistema Bragantino (tecnologia desenvolvida pela Embrapa do Pará e adaptada ao Amapá); e o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (para milho, feijão-caupi e soja). Também contribui para a atualização da lei do manejo da cipó-titica, um produto florestal não-madeireiro de expressiva importância econômica, ambiental e social para o Amapá; estudos estratégicos e atualização dos hospedeiros da mosca-da-carambola; instalação de fossas sépticas biodigestoras em comunidades ribeirinhas do Estuário Amazônico (Afuá/PA) e disseminação de boas práticas de fabricação de açaí em batedeiras visando garantir um alimento seguro.

Parcerias estratégicas

Os diversos parceiros da Embrapa são reconhecidos como co-protagonistas dos esforços visando o desenvolvimento sustentável, a exemplo dos órgãos dos governos federais, estaduais, municipais, instituições de ensino, agências de fomento, profissionais da comunicação, e programas como o Fundo Amazônia, que atualmente financia 19 projetos da Embrapa na Amazônia Legal.

Outro aliado da Embrapa Amapá é o Sebrae, por meio de cooperação técnica e financeira para promover o acesso a inovações tecnológicas no beneficiamento do açaí e de frutíferas diversas como abacaxi, banana, cupuaçu, além de hortaliças e mandioca. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também se configura nas parcerias para viabilizar projetos inovadores, a exemplo da Escola do Açaí a ser instalada no município de Santana, para oferecer capacitação a batedores de açaí, estudantes, e outros elos desta cadeia produtiva.

Outras parcerias relevantes são as instituições da Rede Integrada de Pesquisa do Estado do Amapá (Ripap), formada por tradicionais parceiros como o Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Faefap), entre outros.

Banca federal

A bancada federal do Amapá também soma esforços no fortalecimento da Embrapa Amapá, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. Como exemplo os laboratórios de aquicultura e pesca, e transferência de tecnologias para indígenas de Oiapoque (Janete Capiberibe); instalação do gerador de energia elétrica (Roberto Góes); equipamentos para Escolas Famílias Rurais (Fátima Pelaes); reforma do Campo Experimental de Fazendinha, suporte computacional para toda a Embrapa, transferência de tecnologias para mandioca (Davi Alcolumbre); capacitação para fabricação de matapis (Aline Gurgel); transferência de tecnologias para mandioca e banana (Cabuçu Borges); fossas sépticas biodigestoras para comunidades ribeirinhas (Camilo Capiberibe); tanques escavados para cultivo de peixes e tracajás, e projeto ambiental na área do Igarapé da Fortaleza (João Alberto Capiberibe); infraestrutura de laboratórios (Jurandil Juarez); infraestrutura do Campo do Cerrado (Marcos Reátegui); infraestrutura de laboratórios (Papaléo Paes – in memoriam); pesquisa e transferência de tecnologias em aquicultura e pesca (Professora Marcivânia); e sistema de irrigação do Campo Experimental do Cerrado (Luiz Carlos).

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Campanha publicitária do Amapá premiada em evento da CNA em Brasília

Redação Portal do Agro

Criador do Amapá leva três trofeus em exposição de cavalos mangalarga marchador

Redação Portal do Agro

Produtores recebem curso para combate à doença vassoura-de-bruxa em cupuaçuzeiros

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies