Portal do Agro
Notícias

Aula prática de inseminação artificial marca curso de especialização em agrotecnologia

Cleber Barbosa, da Redação

Uma aula de inseminação artificial de bubalinos marcou a retomada das atividades de prática de campo para os acadêmicos de um curso de especialização promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no Amapá. O treinamento aconteceu na sede da Fazenda Bela Vista, em Santana (AP), onde funciona um dos mais modernas indústrias de laticínios da região.

A instituição que é referência em agrotecnologia em toda a região amazônica, abriu seleção de candidatos para o Curso de Especialização, Lato Sensu, modalidade treinamento e capacitação de profissionais nas áreas de Agricultura de Baixo Carbono na Amazônia, Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos, Piscicultura e em Saúde e Produção Animal no Rebanho de Produção do Estado do Amapá.

O projeto começou a ser viabilizado em 2018, com a alocação de emenda parlamentar da então deputada federal Jozy Araújo (PTB/AP), em meio a polêmicas por ter carreado recursos para uma instituição de outro estado. “Mas essa universidade é da Amazônia, embora esteja sediada no Pará, para se ter uma ideia praticamente 99% dos médicos veterinários do Amapá são formados lá”, disse a coordenadora regional do projeto, Lilian Vergara, enfermeira com especialização em vigilância em saúde.

A capacitação é fruto de mútua cooperação entre a UFRA e todos os parceiros envolvidos no estado do Amapá (UEAP, CREA/AP, SEBRAE/AP, EMBRAPA/AP, MAPA, DIAGRO, Fazenda Bela Vista, AVICAP, Sr. Lindomar Souza Pereira/Fazenda Rio Amazonas, Granja Cocoricó, entre outros parceiros

Tem como objeto central a parceria, para planejamento, implementação e execução dos cursos de especialização nas cidades de Macapá e em todo o estado do Amapá. “Contribuindo assim no desenvolvimento do estado, através da formação e capacitação de diferentes recursos humanos”, reforça a coordenadora.

Atividades práticas

Professores

Prof. Dr. Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza, Coordenador Geral dos cursos de extensão da UFRA (Universidade Federal da Amazonia) no Amapá/ Portaria PROAF no 21 de 11/03/2019. O mesmo é professor associado 2 da Ufra, Graduação em Meteorologia e com Doutorado em Meteorologia agrícola. (91) 996275285.

Prof. Titular, Dr. Haroldo Francisco Lobato Ribeiro, Coordenador do Curso de Especialização em Produção Animal no Rebanho de Produção do Estado do Amapá. Médico Veterinário, , Graduação: Universidade Federal Rural da Amazônia, 1977, Especialização: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1978, Mestrado: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1984. Segunda especialização. Universidade Austral do Chile, 1995, Doutorado: Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. Professor da UFRA  (ativo) nas disciplinas de Reprodução Animal. Pesquisador do Controle, Manejo Reprodutivo de bubalinos na Amazônia. Tese em reprodução de bubalinos e mais de 200 trabalhos publicados sobre Eficiência reprodutiva e Inseminação Artificial (IA) em bubalinos na Amazonia; Pioneiro na inseminação artificial (IA) convencional em bubalinos no Brasil. Primeiro a implantar a Inseminação artificial em bubalinos no Brasil, Ilha do Marajó,Pará 1980. Reportagem de agosto.1982 “O liberal”. Pioneiro na implantação da IA no Amapá, Laranjal do Jarí. (Projeto Jarí-Celulose) 1994. Pioneiro no estudo da viabilidade da IA em bubalinos criados extensivamente em várzeas, Município do Itaubal do Piririm, Amapá. Fazenda Motogeral, 1999/2000. Reportagem Tv Macapá.2000. No ano 2000. Foi homenageado ‘O veterinário do Ano’ pelo CRMV.Pa.Ap. Pioneiro na implantação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bubalinos. 2002. Fazenda Motogeral. Rio Piririm. Itaubal. Consolidação do protocolo de IATF em bubalinos de Várzea. 2010. Fazenda Motogeral. Rio Piririm. Itaubal.

Dr. Sebastião Tavares Rolim Filho, Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, 2003, Mestrado em Reprodução Animal, pela Universidade Federal do Pará, 2006. Doutorado em Reprodução Animal, pela Universidade Federal do Pará, 2012. Professor dos Universidade Federal Rural da Amazônia desde 2009, professor dos Cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufra e professor de Pós Graduação dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Reprodução Animal da Ufra/ Ufpa. Coordenador do Laboratório de Reprodução Animal da Ufra e do Laboratório de Fertilização in vitro da Ufpa. Consultor de Revistas Cientificas Nacionais e Internacionais na área de Produção e Reprodução Anima. E professor das disciplinas de Bovinocultura e Bubalinocultura.

No campo

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Dono do segundo maior rebanho do país, Amapá movimenta setor com ExpoBúfalo 2019

Redação Portal do Agro

Pecuária, pesca e aquicultura são atrações da Agropesc do município de Amapá

Redação Portal do Agro

Balanço social da Embrapa aponta importância do investimento em pesquisa agropecuária

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies