Portal do Agro
Em fevereiro, a CNA levou ao Ministério da Agricultura uma série de propostas para enfrentar a crise no setor lácteo.
Notícias

Setor de laticínios reage bem a medidas anunciadas de enfrentamento à crise

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que as Resoluções n°4.890/2021 e 4.896/2021 do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicadas na última sexta (26), atendem boa parte do pedido apresentado pela CNA ao Governo Federal para o enfrentamento da crise do setor lácteo.

No início do mês, a CNA levou à Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma lista de propostas para conter a crise do setor de lácteos no País. “As medidas de apoio à bovinocultura de leite tem como objetivo auxiliar na mitigação dos impactos da crise no setor, em função dos elevados custos de produção e queda no preço do leite”, afirmou a CNA em Comunicado Técnico publicado na segunda (1º).

Uma das medidas é a concessão de crédito de custeio com prazo de até dois anos para retenção de matrizes bovinas de leite. No documento, a Confederação afirma que “a ampliação de crédito de custeio para a categoria é essencial nesse momento de redução de margens da atividade”.

O CMN também autorizou o Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) para beneficiamento ou industrialização de leite, com limite de crédito de até R$ 65 milhões, taxa de juros de 6% ao ano e prazo de reembolso de até 240 meses.

O FGPP tem como beneficiários indústrias e cooperativas que utilizam o recurso para estocagem ou beneficiamento de produtos lácteos. “A medida é de suma importância no atual contexto de alta oferta interna de leite e menor consumo doméstico, pois ajuda a absorver o excedente de mercado”, justifica a CNA.

Produtores e empresários têm até o dia 30 de junho de 2021 para contratar o crédito de custeio e o Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP).

Em fevereiro, a CNA levou ao Ministério da Agricultura uma série de propostas para enfrentar a crise no setor lácteo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Em janeiro, Brasil teve safra 6,0% inferior à de 2017, projeta pesquisa do IBGE

Redação Portal do Agro

Terminal privado de contêineres no Amapá abre nova rota de comércio para o Brasil

Cleber Barbosa

Secretaria de Desenvolvimento Rural anuncia revitalização do Parque de Exposições

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies