Portal do Agro
Equipe do ZEE Amapá participou de treinamento para uso da plataforma GeoInfo | Foto: Divulgação
Notícias

Embrapa capacita técnicos sobre zoneamento ecológico-econômico do Amapá

Dulcivânia Freitas, jornalista

Gestores e técnicos que atuam no projeto Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP) participaram de treinamento para utilização da plataforma GeoInfo, desenvolvida para armazenar, organizar e compartilhar a geoinformação de pesquisas agropecuárias a partir de padrões seguros que possibilitam a preservação dos dados, geração de novas informações e difusão entre pesquisadores e usuários em geral.

O conteúdo da capacitação, ministrada em formato de videoconferência pela analista da Embrapa Territorial (Campinas/SP) Daniela Maciel Pinto, e pelo analista da Embrapa Solos (RJ) Ricardo de Oliveira Dart,  incluiu a visão geral das camadas, mapas e documentos disponibilizados na plataforma GeoInfo; o decreto 6666/08 – INDE – compartilhamento de Metadados (Perfil MGB 2.0); tipos de dados – Upload; catalogação de dados; estilização dos dados no GeoInfo (arquivo SLD); mapas digitais – incorporação em outros ambientes; e conexão WMS e WFS.

A engenheira ambiental Lariana Têka Barra de Medeiros, auxiliar da coordenação do projeto ZEE-AP, foi uma das participantes do treinamento em gestão de dados espaciais no GeoInfo. Ela destaca como diferenciais de vantagens do uso do Geoinfo a exigência de padronização e organização dos dados, e a facilidade de disseminação das informações geradas e de acesso na plataforma. “A padronização é importante para que os dados gerados sejam mais confiáveis e possam ser usados futuramente em outros objetivos do Estado (Amapá). A facilidade de disseminação da informação possibilita que as informações geradas possam chegar a sociedade, instituições de ensino e pesquisa e a qualquer pessoa que necessite. É o feedback do projeto para com a sociedade”, acrescentou Lariana Medeiros, analista administrativa da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) lotada na Unidade de Gestão de Programas Estratégicos (UGPE).

Também participaram do treinamento, o coordenador pela Embrapa do projeto ZEE Amapá, pesquisador Nagib Melém (representou o Chefe-Geral da Embrapa Amapá na abertura); pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), da Seplan, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); estagiários de áreas técnicas da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), além dos pesquisadores da Embrapa Amapá, Jamile Araújo (coordenadora adjunta do ZEE-AP) e José Francisco Pereira, responsável pelo GeoInfo no âmbito do Amapá. “Este curso foi realizado no escopo do plano de gestão do Zoneamento Ecológico Econômico do Amapá, a partir de uma plataforma definida para subsidiar os insumos necessários para o bom andamento das atividades do projeto”, explicou Nagib Melém.

ZEE em escala 1:250.000 (1 para 250 mil)

O ZEE é um instrumento previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e com fundamentos na Constituição Federal, e se configura em instrumento para tomada de decisões com base nas características próprias das diversas regiões do Brasil, viabilizando o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental. O mais recente projeto do ZEE do Amapá, de escala 1:250.000 (1 para 250 mil), é viabilizado por meio de contrato de prestação de serviços entre a Embrapa e o Governo do Amapá (contratante). Em linhas gerais, o Zoneamento vai ordenar oficialmente o território do Amapá, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

As atividades foram iniciadas em dezembro de 2019 com previsão de entrega para junho de 2022, porém o calendário foi alterado devido à necessária suspensão de trabalhos de campo por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Com relação ao histórico do ZEE do Amapá, a elaboração foi iniciada em 1991 com a estruturação do Programa e a criação da Comissão Estadual. Desde então, ocorreram diversas etapas para implementá-lo. Alguns dos produtos gerados são o Macrodiagnóstico do Estado do Amapá -primeira aproximação do ZEE, e o Zoneamento Ecológico Econômico da Área Sul do Estado do Amapá.

Atualmente, o zoneamento do Estado do Amapá está na fase dos diagnósticos situacionais, para conclusão e validação pelo Governo Federal. Esta fase conta com a colaboração da Embrapa Amapá, Embrapa Territorial (Campinas-SP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Secretaria de Estado do Planejamento do Governo do Estado do Amapá. Os levantamentos estão subdivididos em diagnósticos temáticos: meio físico-biótico, organização jurídico-institucional e socioeconômico.

Base Cartográfica do Estado do Amapá

O ZEE proposto para o Amapá segue as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para zoneamentos estaduais. O Governo do Estado entregou à Embrapa Territorial (Campinas-SP), unidade da Embrapa responsável por diversas atividades, a Base Cartográfica do Amapá, uma plataforma de dados georreferenciados de todo o território estadual, elaborada pelo Exército.

A plataforma já tem mapeados 75 mil milhas terrestres do território amapaense com informações sobre a população, água, solo, vegetação, entre outras, acompanhadas de imagens aéreas e de satélite. Os mapas cartografados na escala 1: 50000 abrangem informações e imagens de aproximadamente metade do território amapaense. A predominância desta escala é de dados de florestas e unidades de conservação. A outra metade será executada também pelo Exército numa escala mais precisa: 1: 25000, cujo foco se concentrará nos perímetros urbanos dos municípios amapaenses, onde serão mapeadas todas as estradas, ramais e assentamentos e cidades do Estado.

Saiba mais:

ZEE Amapá: http://zee.ap.gov.br | Plataforma GeoInfo: http://geoinfo.cnps.embrapa.br

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Moradores de área protegida capacitados em ecoturismo e na produção de óleos vegetais e açaí

Redação Portal do Agro

Basa lança linhas de crédito para empreendimentos sustentáveis

Cleber Barbosa

Amapá avança para certificação como estado livre da aftosa sem vacinação

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies