Portal do Agro
Software de gestão de fazendas pode reduzir em 1/3 aplicações de defensivos | Foto: Divulgação
Notícias

Crise de oferta de insumos agrícolas valoriza agricultura de precisão e digital

Da Redação

O Brasil importa 76% das matérias-primas de seus fertilizantes e defensivos agrícolas da China, Rússia e Índia, que enfrentam obstáculos para manter o ritmo de produção, além de estarem limitando os embarques. Esse cenário tem causado uma crise mundial de oferta de insumos agrícolas, que já está afetando o planejamento da safra 2022/23. Além disso, os preços em dólar têm subido com frequência, aumentando muito os custos de produção, principalmente, em relação a fertilizantes, herbicidas e inseticidas. Uma das formas de minimizar os impactos da crise, é otimizar o uso desses insumos por meio de ferramentas de agricultura de precisão e digital.

A gestão agrícola de uma fazenda, por exemplo, feita com softwares e ferramentas digitais, pode ajudar a reduzir o uso de insumos. De acordo um levantamento feito pela empresa de pesquisa e consultoria agronômica Fertigeo, ao se comparar dois sistemas de manejo para o cultivo da soja, houve redução de 1/3 das aplicações de inseticidas. A pesquisa comparou o manejo Farmbox – baseado nas boas práticas agronômicas incluindo o uso do aplicativo para registro dos dados e gestão das operações agrícolas, com o manejo do produtor – que tem como prática a calendarização das aplicações de defensivos, em área de 80 ha, no município de Rio Verde (GO), durante a safra 2020/21.

Além disso, o manejo Farmbox também demonstrou um maior equilíbrio entre infestação de pragas e inimigos naturais, devido a utilização de produtos mais seletivos como os microbiológicos e reguladores de crescimento; e aplicação de controle apenas quando necessário, tendo como base os dados dos monitoramentos de pragas e plantas daninhas realizados periodicamente. “Quando se usa toda uma gama de ferramentas para adoção de inteligência agronômica, como acompanhamento da qualidade do solo, consegue-se fazer o gerenciamento desses dados para realizar uma aplicação localizada e eficiente, além de utilizar a fertilidade já existente no solo”, explica o diretor técnico da consultoria Mundo Agri, Emerson Morais.

Com os dados colhidos por meio do software, o acompanhamento do manejo é contínuo, assim como as recomendações de aplicações são feitas somente quando realmente necessárias. Morais explica que o investimento em plataformas digitais de gestão é compensado pela economia nos custos de produção e pelo aumento da eficiência da lavoura.

Resultados

Segundo Samoel Carvalho, gerente do grupo Franciosi Agro, que planta algodão e soja na região de Luís Eduardo Magalhães (BA), em uma área de 9.700 hectares, o uso do Farmbox otimizou os custos de produção da fazenda. “Os monitoramentos diários e comparativos com outras safras nos ajuda muito na tomada decisão. Conseguimos ver a parte do talhão onde tem mais praga e fazer uma aplicação localizada. No decorrer de uma safra, isso significa de uma a duas aplicações a menos.”

O Farmbox, software de gestão que já monitora mais de 2 milhões de hectares no Brasil, Bolívia e Paraguai, fornece informações do plantio à colheita, como mapas de infestação de pragas, frequência de monitoramento a cada talhão, pluviometria, agenda de aplicações, estoque de insumos, previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Órgão de licenciamento ambiental do Amapá é novamente alvo de operação da PF

Redação Portal do Agro

Chega ao Brasil vacina contra a Síndrome Reprodutiva Bovina

Redação Portal do Agro

Público da 29ª Agropesc prestigiou tecnologias da Embrapa para agricultura e pecuária

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies