Portal do Agro
Artigos

O protagonismo dos consultores na difusão da tecnologia no agro

Por Leandro Paz

Atualmente, estamos vivenciando a chamada agricultura 5.0, na qual a temos a inclusão de ferramentas digitais no agronegócio. O mercado agrícola, de maneira geral, vem respondendo de maneira positiva em relação à digitalização e os consultores são os principais responsáveis pela difusão dessas novas tecnologias no campo.  Isso porque eles estão em contato constante e apresentam credibilidade junto a produtores e representantes de revendas de insumos ou cooperativas

Os produtores rurais apresentam um perfil um pouco diferente do que víamos alguns anos atrás, querendo constantemente sair do padrão, buscar mais resultados e aumento de eficiência em cada processo executado. Essa nova geração de agricultores é mais conectada, mais aberta a novas ideias. Trata-se de uma geração que está assumindo cargos importantes, e com isso, grandes responsabilidades.

Com isso, os consultores ganham força e demonstram um novo jeito de gerar valor durante os atendimentos a cada cliente. Eles são os responsáveis por levar soluções inovadoras, apresentar as novas possibilidades que a tecnologia oferece e proporcionar o avanço de cada produtor atendido. Isso pode fazer toda a diferença nos resultados de ambas as partes.

As ferramentas digitais podem ser usadas pelo próprio consultor, para que ele construa uma visão integrada da propriedade, acompanhando a lavoura, registrando monitoramentos, recomendando aplicações e apresentando resultados baseados em dados, ou por meio de indicações, levando as tecnologias para que o produtor utilize internamente.

Consultores são os principais responsáveis pela difusão da tecnologia no agro

A quantidade de informações agronômicas geradas pelos consultores durante suas visitas é essencial para o embasamento de suas próprias recomendações. É fundamental que todos esses dados estejam disponíveis e dispostos de uma maneira simples de analisar, por meio dessas tecnologias.

Esses dados trazem uma gama de informações muito valiosas para o consultor. Com essas informações de campo, o responsável técnico consegue, por exemplo, identificar qual a planta daninha, praga ou doença que está causando maior dano na região. Isso traz a possibilidade de o consultor posicionar a equipe de campo com as melhores estratégias e se antecipar frente à procura de produtos que serão necessários em cada manejo.

Isso faz toda a diferença no manejo do produtor, que terá uma estratégia eficiente obtida junto ao consultor, mas também impacta positivamente no planejamento para aquisição de insumos, que ganha uma maior previsibilidade e eficiência na gestão de seus ativos.

Com o avanço da tecnologia, ferramentas digitais começaram a ganhar relevância no registro de informações e aplicativos específicos deixam muito mais dinâmica a forma como o consultor faz seus registros. É possível apontar dados agronômicos e relacionar as informações coletadas com o talhão em que elas foram obtidas. Além disso, ganham tempo, pois não precisam mais criar os relatórios de visita, que são gerados automaticamente e liberados para os produtores.

Possuir todas essas ações documentadas em um software de campo faz com que toda essa gama de informações, toda a estratégia traçada pelo consultor, fique registrada de uma maneira prática e dinâmica, para que possa compartilhar os resultados obtidos com suas recomendações.

Assumir a responsabilidade das recomendações e entregar os resultados de cada decisão do consultor pode trazer uma relação de confiança ainda mais forte com o produtor. O reflexo disso, é que o consultor tem cada vez mais influência nas decisões, além de ressaltar o propósito desse trabalho conjunto entre revenda/cooperativa e produtor rural, que é auxiliar os agricultores a conquistar ótimos resultados ao final de cada safra.

O autor

Leandro Paz, gerente de desenvolvimento de novos negócios do Farmbox

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

“Novo contexto da produção de grãos no Amapá”, por Juan Monteiro

Redação Portal do Agro

AS VANTAGENS DO USO DE TOUROS MELHORADORES NO REBANHO

Marcus Rezende

FDA APROVA NOVO ANTIBIÓTICO PARA O TRATAMENTO DA DOENÇA RESPIRATÓRIA EM BOVINOS E SUÍNOS

Marcus Rezende

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies