Portal do Agro
Fazenda em Santa Cruz do Rio Pardo sediou evento do Projeto Soja Brasil | Foto: Divulgação
Destaque

Aprosoja celebra, com chuva, abertura do plano Safra 2022/2023

Da Redação

A chuva que atingiu nos últimos dias a região centro-sul do país abençoou a Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2022/2023, evento que simboliza a largada para esta que pretende ser uma das safras mais desafiadores do país.

O evento, que faz parte do Projeto Soja Brasil, uma parceria da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Canal Rural, ocorreu nesta quinta-feira (22/9) na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Um dos anfitriões do evento, o presidente em exercício da Aprosoja Brasil, José Sismeiro, saudou os produtores de todo o país pelo início do plantio e parabenizou, em especial, aos do estado de São Paulo pela organização da abertura do plantio 2022/2023.

“A chuva é o insumo mais importante para a lavoura e o único que a gente não consegue comprar. Então sempre que ela (a chuva) está presente, no começo de uma safra que a gente vislumbra que seja a maior safra já plantada e já colhida pelos nossos produtores, a gente fica muito contente. E aproveito para parabenizar e agradecer ao município, estado e parceiros pelo apoio que deram à Aprosoja São Paulo para a organização deste evento”, destacou.

Ao destacar a chegada de chuvas expressivas neste período para a região, o que dá tranquilidade para o início do plantio, o presidente da Associação dos Produtores de Soja de São Paulo (Aprosoja SP), Azael Pizzolato Neto, salientou o papel estratégico da soja na diversificação produtiva do estado.

“Este é um ano também muito especial para o estado de São Paulo, que vêm crescendo ano a ano com recordes de produção. Aqui em São Paulo a soja tem a característica de vir complementar toda a diversidade produtiva do estado. Temos o segundo PIB agrícola nacional e a soja complementou muito isso. Além das áreas dedicadas, ela entra como importante ferramenta de renovação do solo em outras culturas, como a cana de açúcar, as pastagens e a citricultura, trazendo mais sustentabilidade diversificação de renda e benefícios sociais”, afirmou.

A Abertura do Plantio trouxe dois temas centrais ao debate. O primeiro painel discutiu “A sustentabilidade como diferencial da soja brasileira” e contou com Gustavo Spadotti Castro – engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agricultura e chefe-geral da Embrapa Territorial; e José Luís Coelho – mestre em engenharia agrícola e consultor de mercado com mais de 35 anos de experiência.

O segundo painel debateu “Tendências tecnológicas e boas práticas para a alta produtividade” e contou com José Salvador Foloni – doutor em Produção Vegetal e pesquisador da Embrapa Soja na área de manejo do solo; e Sebastião Pedro da Silva Neto – PhD em Biotecnologia Agrícola e pesquisador da Embrapa Cerrados.

À tarde, os produtores realizaram também uma assembleia da Aprosoja Brasil para deliberação de pautas da entidade. Estiveram presentes diretores e presidentes das Aprosojas RS (Décio Teixeira) PR (Eduardo Cassiano e Vittorio Venturi), MG (Fábio Meirelles Filho e Wesley Barbosa), MS (André Dobashi), TO (Dari Fronza e Luciano Mokfa), GO (Joel Ragagnin), RR (Anderson Gibbert), MA (Marcelo Bueno), PI (Almir Michelan), RO (Guilherme Teodoro).

Aprosoja São Paulo

Foi a primeira vez que o estado de São Paulo sediou o evento do Projeto Soja Brasil, que nesta edição foi organizada e promovida localmente pela Aprosoja SP, criada em 2017, a primeira associada da Aprosoja Brasil na região Sudeste.

Os eventos na Fazenda Nossa Senhora Aparecida continuam nos dias 22 e 23 de setembro após a Abertura do Plantio. Em uma grande feira com a presença de mais de 30 estandes de empresas locais e nacionais, o destaque ficou por conta da presença de mais de 800 crianças da rede pública de Santa Cruz do Rio Pardo que foram convidadas a conhecer a produção e debater a importância do agronegócio para a região.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Presidente da Federação de Agricultura elogia mobilização política em torno do agronegócio

Redação Portal do Agro

Amapaense fica no 4° lugar na etapa nacional do Programa CNA Jovem

Redação Portal do Agro

Entre conosco em O Moinho, fábrica de trigo instalada em Santana pela Soreidom Brasil

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies