Portal do Agro
Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, em São Paulo.
Destaque

Amapá participará de debate internacional sobre agronegócio do pescado

Da Redação

Representante do setor da pesca do Amapá preparam a ida até a capital paulista para participar do principal evento brasileiro dedicado ao debate e à atualização relacionados à qualidade, tecnologia e ao consumo do pescado, entre os dias 17 e 19 de outubro. Realizado durante o Seafood Show Latin America, no Pro Magno Centro de Eventos, o Simpósio de Controle da Qualidade do Pescado (SIMCOPE) chega à sua nona edição com a temática “Agronegócio do pescado: construindo um cenário para o consumo de produtos seguros e sustentáveis”.

Promovido pelo Instituto de Pesca (IP), pertencente à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios  (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o SIMCOPE 2022 terá em sua programação debates, palestras e dois minicursos sobre “Autocontrole nas Indústrias de Processamento de Pescado” e “Controle e Identificação de Parasitas em Peixes”, ambos com carga horária de seis horas.

“Com 17 anos de tradição, o evento aborda temáticas vitais na cadeia produtiva, como questões relativas a segurança alimentar, inovação tecnológica, mercado e políticas públicas, em que os temas inocuidade e sustentabilidade sempre estiveram presentes, visando uma vida longa para esse agronegócio”, afirma a pesquisadora científica do IP e coordenadora do evento, Érika Furlan.

Desde sua primeira edição, em 2005, o SIMCOPE promoveu 14 eventos paralelos, com a presença de aproximadamente 1.700 participantes da América Latina, Caribe, EUA e Europa. No total, mais de 300 trabalhos científicos já foram apresentados em formato de pôster, todos previamente analisados por uma comissão científica composta por doutores de diversas áreas do conhecimento relacionadas às temáticas do evento.

Espaço para tecnologia

Palco de showcase tecnológico em que as principais startups relacionadas à atividade validam seus modelos de negócio junto a mentores do ecossistema do pescado, este é o AgriFutura Pescado, que também será realizado durante o Seafood Show Latin America. Dinâmicas inovadoras e atividades inéditas para o setor estarão na Arena APTA, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em uma Maratona de Inovação do Pescado, na qual equipes formadas por estudantes de grandes universidades construirão modelos de negócios inovadores para dores e gargalos do segmento.

Nos três dias do evento, as equipes inscritas deverão desenvolver soluções sob medida para a indústria e apresentá-las aos jurados.

A iniciativa, que representa a abordagem inovadora do AgriFutura no mercado aquícola, é organizada pelo Instituto de Pesca (IP) com participação das unidades de pesquisa vinculadas à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto INNA ImC de Inovação Israelense e a conexão da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG).

“O AgriFutura Pescado criará um ambiente dinâmico, orgânico e inovador, dividido em duas grandes ações: o Showcase de Startups, que será uma vitrine de soluções tecnológicas ligadas ao pescado, e a Maratona de Inovação do Pescado, que reunirá times com o desafio de desenhar e criar soluções para a cadeia do pescado ao vivo durante a feira, incentivando e estimulando ideias transformadoras, cultura maker, empreendedorismo e criatividade”, acrescenta o Diretor do NIT do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo de Souza.

Showcase de Startups será realizado no estande do AgriFutura Pescado, em que empreendimentos, em fase de MVP (Mínimo Produto Viável) e Tração e Escala (maturidade do projeto) com interface com a cadeia do pescado, apresentarão suas soluções tecnológicas e inovadoras.

Para a Maratona de Inovação do Pescado, a seleção dos times ocorrerá antes da feira e os selecionados passarão por nivelamento técnico e de conhecimento em uma série de reuniões. Os temas do desafio serão informados apenas no dia do evento, momento em que convidados apresentarão as principais dores do setor, dando início à maratona. As equipes trabalharão nas soluções, podendo contar com mentoria ao vivo em diversas áreas (técnica, negócios, modelagem etc.), e deverão estar preparadas para apresentar suas propostas no formato de pitches para uma banca de jurados.

Como participar

O credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor pode ser feito pelo site https://seafoodshow.com.br/.Data: 17 a 19 de outubro. O evento acotece no horário das 13h às 20h, no Pro Magno Centro de Eventos (Av. Profa. Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras – São Paulo (SP)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Diretor da Aprosoja palestra na OAB-AP na abertura de seminário ambiental

Redação Portal do Agro

Mudanças climáticas podem afetar produção de grãos, alerta pesquisador

Redação Portal do Agro

Produção de soja: área plantada reduz e desemprego aumenta no Amapá

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies