Portal do Agro
O app Congado é um sistema de gerenciamento que otimiza as ações relacionadas ao rebanho de corte.
Destaque

Novo aplicativo facilita gestão da atividade pecuária nas fazendas

Da Redação

Facilidade na execução de tarefas na fazenda e melhora na qualidade do produto final são dois dos principais objetivos que os pecuaristas buscam atingir no dia a dia. Com o avanço da tecnologia, novas alternativas surgem para este propósito. É o caso do aplicativo Congado, que centraliza a gestão das atividades da propriedade num único sistema, disponível de forma gratuita para celular e computador.

O idealizador do projeto, Selmos Gressler, que é médico-veterinário e atua há mais de 30 anos na pecuária, aponta a necessidade por dados que a pecuária enfrenta como a principal razão para a produção de um aplicativo como o Congado.

“Dados e informações são fundamentais para a tomada de decisões na fazenda, a fim de proporcionar os melhores resultados possíveis para a atividade. Reunir os inúmeros parâmetros que permeiam a pecuária de corte num único sistema contribui para um preciso mapeamento do rebanho, facilitando a gestão do pecuarista e o trabalho dos demais profissionais, por ser uma ferramenta de simples uso que contempla todos da porteira para dentro. Isso pode proporcionar retornos até 20% melhores sobre o que vale o rebanho”, explica o empresário.

Aprendizados, controle das tarefas, eficiência produtiva e redução de custos são benefícios que o Congado proporciona aos produtores de bovinos de corte. “O aplicativo, além de compilar as informações e manter o controle sobre estoque do gado, pesagens, diagnóstico de gestação, inseminação, vacinação e pasto, permite que o pecuarista aprenda mais sobre sua fazenda, otimizando os processos e aprimorando o gerenciamento das tarefas”, destaca Gressler.

O desenvolvimento do sistema durou dois anos e recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

De acordo com o médico-veterinário, essa é uma iniciativa que trará vantagens também para o consumidor final de carne bovina. “A médio prazo, com o aumento das adesões a essa tecnologia que confere controle zooténico e rasteabilidade, os brasileiros desfrutarão de uma carne de melhor qualidade, considerando que a redução de custos nas fazendas pelo uso do Congado possibilitará a realocação de tempo e recursos para a melhora da qualidade do produto que chegará à mesa da população”.

Uma das ferramentas do sistema é a conexão com balanças, brincos e bastões de identificação animal eletrônicos para o registro das informações no aplicativo, além de estar integrado a programas de melhoramento genético. “Para uma fazenda promover o melhoramento genético do seu rebanho, é essencial que ela tenha dados sobre os animais. Dessa forma, até boi cara limpa pode receber esse benefício”, destaca.

No momento, o Congado está disponível para donwload na Play Store, loja de aplicativos dos dispositivos Android e, em breve, também será disponibilizado para aparelhos com sistema operacional iOS. O sistema pode ser utilizado mesmo sem acesso à internet, por mais de uma pessoa na mesma fazenda e não possui limite de animais para a contabilização.

A iniciativa possui canais oficiais de suporte por telefone, e-mail e Telegram, ficando à disposição dos usuários sempre que necessário.

Para mais informações, acesse o site da Congado.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Brasil consome 21,5 milhões de sacas de café em 2017, diz pesquisa da Embrapa

Redação Portal do Agro

Pelo Agro, com Marcus Rezende – Tocantins

Marcus Rezende

Amapá livre da aftosa aumenta competitividade da carne local, diz presidente da DIAGRO

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies