Portal do Agro
Colunistas Destaque

Do campo à mesa: a importância do agro brasileiro

No dicionário, a palavra agronegócio é definida como o conjunto de todos os processos e operações relacionados à agricultura, desde a produção até à comercialização dos produtos.

Mas, na prática, sabemos que o significado e a importância do agro nacional transcendem as porteiras, alimentando milhares de pessoas no mundo todo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a população mundial deverá chegar em 8,5 bilhões de pessoas em 2030 e a 9,7 bilhões em 2050.

Considerado o celeiro do mundo na produção de alimentos e um dos grandes players do mercado mundial, o Brasil tem um papel fundamental na questão da segurança alimentar global.

E para atender essa demanda crescente, o agro brasileiro tem se expandido rapidamente nos últimos anos, resultado dos amplos investimentos em pesquisa, tecnologias e práticas de manejo, criando novas oportunidades para os agricultores se beneficiarem do comércio internacional.

Uma transformação não só vista no campo, mas também nas relações comerciais. De acordo com último levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, 43 novos mercados foram abertos até setembro de 2022.

Desde 2019, o país abriu 229 mercados, em um total de 54 países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, 8 africanos e 1 na Oceania. Um processo complexo e que precisa garantir a qualidade e a segurança dos produtos brasileiros.

Assim, essas negociações bilaterais são essenciais para que os produtores rurais possam ter acesso a novos mercados e expandir suas exportações.

Do campo à mesa, o agro brasileiro é sinônimo de qualidade, segurança e sustentabilidade!

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Futura ministra da Agricultura anuncia desejo de conhecer a produção do Amapá

Redação Portal do Agro

Campanha publicitária do Amapá premiada em evento da CNA em Brasília

Redação Portal do Agro

Falando pela CNA, economista defende a reestruturação da política agrícola do país

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies