Portal do Agro
Artigos Colunistas

QUAL OVO É MAIS NUTRITIVO, O BRANCO OU O VERMELHO?

Quem nunca ouviu alguém dizer que o “ovo caipira” é mais nutritivo que o “ovo de granja”? Mas será que isso é verdade ou mito?

Essa impressão surgiu logo que a avicultura industrial se desenvolveu e as aves especializadas em postura foram colocadas em gaiolas e tratadas com dieta balanceada. Na elaboração dessas dietas havia o cuidado de se fornecer todos os nutrientes para o desenvolvimento, saúde e produção das aves, mas não se manteve os componentes que dão a coloração “amarelinha” à gema do ovo. Pronto; estava estabelecido mais um mito! O mito de que o ovo de granja (de gema mais pálida) é menos nutritivo que o ovo caipira (gema mais amarelada).

Mas você sabe qual a diferença nutricional entre eles? Praticamente nenhuma!

A coloração da gema é determinada, principalmente, por fatores nutricionais e em nada altera nas questões nutricionais do ovo consumido para o ser humano.

Percebendo que o mercado consumidor estava disposto a pagar mais por ovos de gema amarelinha que por “ovos convencionais”, os produtores de ovos passaram a inserir componentes naturais que colorem a gema do ovo. Componentes naturais como urucum e extrato de pimentas vermelhas são alguns dos pigmentos utilizados na dieta das aves para colorir naturalmente a gema dos ovos e deixá-los com um aspecto muito mais atraente aos nossos olhos; afinal de contas, quem não prefere um ovinho amarelinho, quase vermelhinho para misturar ao arroz branco e quentinho?

E a cor da casca do ovo influencia os seus níveis nutricionais? Ovo vermelho é mais nutritivo que ovo branco? A minha resposta é novamente: NÃO! Mas muito existem muitas outras cores de ovos, além dos conhecidos ovos brancos e ovos vermelhos!

Você sabia que tem galinhas que botam ovos azuis e até negros?

A coloração da casca do ovo é determinada por fatores genéticos e, dependendo da raça e linhagem das aves, os ovos podem ser das mais variadas cores, como: brancos, amarelos, vermelhos, azuis, marrons, pintados e até negros. Sim, existe uma raça rara de galinhas, a Ayam Cemani, originária da Indonésia, que bota ovos negros.

Se nunca se deu conta dessa enormidade de cores de ovos, eu te convido a fazer uma visita à roça de um amigo ou familiar para conhecer os ninhos das galinhas, você muito provavelmente não verá um ovo negro, mas vai se surpreender com a variedade de cores e tons de ovos que existem por lá!

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Pecuária brasileira tem potencial para crescer até cinco vez mais com produtividade e sustentabilidade

Cleber Barbosa

ÁREA DE SOJA E MILHO CRESCE 71,7% NO AMAPÁ

Juan Monteiro

Especialista propõe incluir produtores de bezerros no rastreio da cadeia da carne

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies