Portal do Agro
Destaque Notícias

Exportações de algodão batem recorde histórico em 2025 e consolidam liderança do Brasil no comércio internacional

Com produção e logística favorável, país encerrou 2025 com mais de 3 milhões de toneladas exportadas, mantendo liderança global no setor

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na última terça, (6), o Brasil exportou 452,5 mil toneladas de algodão em dezembro, estabelecendo o maior volume mensal já registrado e superando o recorde anterior de 415,6 mil toneladas, alcançado em janeiro de 2025.

Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, empresa global de serviços financeiros, explica que o desempenho foi impulsionado pela ampla oferta de pluma após uma colheita recorde em 2025. “Estimamos uma produção de 4,15 milhões de toneladas no ano passado. Essa disponibilidade, aliada a condições logísticas favoráveis, garantiu um ritmo acelerado de embarques no fim do ano”, afirma.

Com isso, o Brasil fechou 2025 com exportações históricas, totalizando pouco mais de 3 milhões de toneladas. “O país manteve a liderança conquistada em 2024 como maior exportador global de algodão”, completa Bulascoschi.

A China foi o principal destino das vendas, seguida por Bangladesh e Paquistão, países com indústrias têxteis de grande relevância mundial.

Para 2026, a expectativa é de uma produção levemente menor. “Os preços internacionais estão bastante baixos, o que tem desestimulado a produção em diversas regiões”, observa o analista. Ainda assim, caso a safra apresente produtividade dentro da normalidade, o Brasil deve continuar ocupando a posição de principal fornecedor global.

Sobre a StoneX 

A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 80 escritórios pelo mundo, conectando mais de 480 mil clientes em 180 países. No Brasil, atua em estratégias de gestão de riscos, banco de câmbio, inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e consultoria de soluções sustentáveis.

 

Autor: Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado/StoneX

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Related posts

Câmara de Conciliação: início do plano de ação da nova etapa da regularização fundiária

Redação Portal do Agro

Representante do agronegócio comemora resultados da viagem presidencial à Índia

Redação Portal do Agro

Lideranças do agronegócio elogiam nível das palestras e discussões da TecnoAgro

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies