Portal do Agro
Dia Nacional da Conservação do Solo reforça importância das boas práticas para o melhoramento deste recurso natural.
Notícias

Empresa aposta no manejo florestal sustentável para a conservação do solo

Da Redação

Celebrado nesta semana, o Dia Nacional da Conservação do Solo (15) evocava a necessidade da preservação deste recurso natural. E as florestas plantadas, como as de eucalipto, assumem um importante papel nisso. Na Bahia e em São Paulo, por exemplo, ações desenvolvidas pela Bracell visam ao manejo florestal sustentável como forma de melhorar o uso do solo, fazendo com que ele permaneça preservado e rico em nutrientes.

João Fernando Silva, gerente de Silvicultura da Bracell, informa algumas destas ações, que têm início já na produção de mudas, obtidas a partir de materiais genéticos oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas. A empresa realiza também o planejamento de implantação – com a definição do uso do solo, objetivando maximizar o campo de plantio e delimitar as áreas de proteção ambiental.

Ainda de acordo com João, o preparo de solo é realizado de forma mecanizada e apenas a linha de plantio é preparada (subsolada) – uma técnica chamada de cultivo mínimo. Além disso, a empresa adota o plantio em nível para as áreas com declividade, o que favorece a manutenção da umidade e dos nutrientes no solo, mitigando o risco de erosão e lixiviação.

“Outro ponto importante é em relação à conservação química do solo. Para isso, sempre fazemos aporte de nutrientes, por meio de nutrição mineral. Este trabalho de conservação e melhoramento ocorre a partir de uma análise complexa e detalhada realizada pelo nosso setor de pesquisa, antes de fazer um novo plantio de eucalipto. Desta forma, garantimos os nutrientes necessários para nunca exaurir o solo”, ressalta João, informado que “a Bracell consegue melhorar, em algumas áreas, a qualidade do solo, deixando-o mais rico do que a média da região”.

Ele destaca ainda o processo de colheita do eucalipto, com o planejamento de corte e baldeio, como medida complementar de proteção do solo. Isso porque, nessa última etapa, são deixados no campo as cascas, galhos e folhas para manter a fertilidade e a estruturação física do solo. “O sistema de corte da Bracell, junto com a técnica de cultivo mínimo, permite que os resíduos deixados no campo protejam o solo de chuva muito forte que pode desagregar, causar erosão, além de fazer uma camada de sombra, evitando que o sol intenso desgaste a terra e mantendo a umidade”, afirma.

Marcos Sacco, gerente sênior de Operações Florestais da Bracell, pontua que os solos cultivados com eucalipto aumentam sua biodiversidade e fertilidade, sobretudo em áreas cujo histórico consiste em pastagem degradada e/ou pecuária intensiva. “As técnicas empregadas nos plantios de eucalipto, inclusive na pós-colheita, ajudam a preservar as propriedades do solo, contribuindo, inclusive, para a manutenção dos recursos hídricos – essenciais à qualidade e produtividade das propriedades”, afirma.

O executivo acrescenta que toda a atividade da Bracell é baseada em conhecimento científico, por meio de intensas pesquisas, inclusive envolvendo universidades nacionais e internacionais. “Todo este conhecimento é aplicado às atividades florestais e compartilhado entre as diversas empresas produtoras”, conclui.

Websérie

Para mostrar os benefícios das florestas plantadas, a Bracell produziu uma websérie apresentando o universo do cultivo de eucalipto e da produção de celulose, por meio de uma linguagem didática e acessível a todos os públicos. Um dos temas abordados foi a “Eucalipto e Solo”. Na animação, disponível nas redes sociais da Bracell (FabebookInstagramLinkedIn e canal no YouTube), são apresentadas as características do manejo florestal realizado pela empresa, que possibilita que o solo das florestas plantadas de eucalipto continue fértil e preservado.

Além deste vídeo, os internautas podem assistir à animação “Eucalipto, tocos e brotos”, que aborda a importância das cepas de eucalipto que ficam no solo após a colheita, possibilitando que as florestas plantadas tenham várias rotações produtivas. Mostra ainda como essa prática torna a atividade florestal sustentável e benéfica para o meio ambiente.

Bracell

A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Moradores de Amapá aproveitam o tradicional rodeio da feira Agropesc

Redação Portal do Agro

Após dois anos, Expoflora está de volta em Holambra, São Paulo

Cleber Barbosa

CNA estima prejuízos do agronegócio em R$ 6,6 bilhões com bloqueios de estrada

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies