Portal do Agro
Entidade promove o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, a com cooperação técnica internacional de excelência.
Notícias

Debate sobre lacunas tecnológicas nas zonas rurais propõe revolução agrícola digital

Da Redação

Produtores rurais de toda a América Lativa dispõe de uma entidade que congrega toda a classe, o IICA [Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura] que está organizando para esta semana ampliar o debate sobre os impactos da pandemia no setor. A entidade está convidando a todos para essa ampla discussão sobre o tema nesse desafio para a agricultura e a vida rural, nos Fóruns Hemisféricos cuja temática será “Redução da Lacuna Digital nas Zonas Rurais da América Latina e do Caribe: rumo à revolução agrícola digital” , que acontecem a partir da próxima terça-feira, dia 16 de fevereiro, através de eventos à distância.

Descrição

O desenvolvimento da tecnologia e sua crescente massificação vêm configurando um mundo mais interconectado e sociedades mais interdependentes, o que se reflete em mudanças aceleradas nas economias, nas sociedades e na relação com o ambiente, entre outros. As novas tecnologias estão se infiltrando em todas as nossas atividades, tornando os recursos humanos mais eficientes, aumentando a produtividade, melhorando os serviços, a comunicação, a convivência etc.

Um dos grandes desafios que enfrentamos como sociedade é assegurar o acesso e as capacidades de utilização dessas tecnologias a todos os habitantes, do contrário, essas ferramentas podem ampliar em muito as diferenças quanto a condições de desenvolvimento nas sociedades e minar as possibilidades de crescimento dos grupos atrasados e menos favorecidos. Esse desafio é conhecido como o hiato digital, que, de acordo com o Foro Econômico Mundial (2017), é definido como “a desigualdade nas possibilidades existentes de acesso à informação, ao conhecimento e à educação mediante tecnologias da informação e comunicação”. Os países do hemisfério estão conscientes dessa situação e têm adotado medidas para promover o investimento em infraestrutura tecnológica e melhorar as capacidades de acesso e uso da população.

A disseminação da Covid-19 pelo mundo em 2020 gerou um conjunto de crises que apresentam um enorme e inesperado desafio para o qual as nossas sociedades não estavam preparadas. Mas, além disso, a pandemia evidenciou a importância das novas tecnologias, as quais tiveram um papel central para amortecer seus efeitos, ao criar condições para manter setores da economia ativos, com capacidade de operar por meios virtuais. A pandemia nos faz valorizar ainda mais o potencial das novas tecnologias para o desenvolvimento de nossas sociedades e, sem dúvida, multiplicar-se-ão os esforços para ampliar a infraestrutura, criar capacidades e incentivar o uso de tecnologias. Dessa forma, as novas tecnologias, que hoje timidamente estão se somando aos instrumentos para contribuir para o desenvolvimento agrícola e rural, em um futuro próximo, encontrarão melhores condições para se consolidar e multiplicar.

No entanto, o desafio está em que esses instrumentos também assegurem um desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável nos territórios rurais, de modo que, juntamente com os estímulos para promover a divulgação e a aplicação de tecnologias, será necessário atentar aos grupos sociais que se estão ficando para trás e propor estratégias para fortalecer suas capacidades, aprofundar esforços para lhes assegurar o acesso e a cobertura digital, bem como o projeto de tecnologias adequadas para seus entornos e meios de vida, ou seja, prestar atenção permanente ao hiato digital e promover estratégias para minimizá-lo.

O IICA considera que as tecnologias da informação e da comunicação constituem uma poderosa ferramenta para melhorar as condições de vida nas zonas rurais e, com isso, contribuir para o seu desenvolvimento. Nesse contexto, a redução do hiato digital se converte em uma condição indispensável para o seu aproveitamento, dadas as amplas potencialidades que oferece ao desenvolvimento e à transformação da atividade produtiva nos territórios rurais.

Objetivos

Geral:

  • Fomentar a obtenção do máximo de benefícios do progresso tecnológico digital visando não deixar a ninguém para trás, especialmente nas zonas rurais e no setor agroalimentar.

Específicos: 

  • Compartilhar informações sobre as oportunidades e os desafios da digitalização para contribuir com uma agricultura e uma ruralidade mais inclusivas.
  • Divulgar casos de sucesso e lições aprendidas de projetos e políticas públicas implementadas nos diferentes países da ALC relacionadas à redução do hiato digital em zonas rurais e entre povos indígenas.
  • Compartilhar experiências sobre o aproveitamento de ferramentas TIC em zonas rurais, com ênfase em seu impacto nos habitantes, particularmente nos agricultores familiares, nos povos indígenas e entre jovens e mulheres rurais.
  • Definir elementos para futuros projetos que permitam executar ações conjuntas de conscientização, divulgação, apropriação, capacitação, uso produtivo, empoderamento e de alfabetização digital em geral nas zonas rurais dos países da ALC.

Cronograma

Data – Hora Atividade Expositores
Terça-feira, 16 de fevereiro, 9:30 – 11:30 (Hora da Costa Rica) Hiato digital: Importância, desafios e oportunidades
Abertura Manuel Otero, Diretor Geral, IICA
Moderador: Ronald Guendel, Chefe Global de Segurança Alimentar e Advocacia, Bayer Crop Science
A digitalização na ALC: oportunidades e desafios para o meio rural derivados da pandemia de Covid-19. Pablo Palacios, Oficial de Programas, União Internacional de Telecomunicações
O hiato digital e a situação atual da conectividade em áreas rurais da ALC (estudo do IICA, Microsoft, BID). Federico Villarreal, Diretor de Cooperação Técnica, IICA
Painel: O hiato digital e o desenvolvimento inclusivo dos grupos em condições de atraso do meio rural. – Beatriz Paredes, Senadora do México e Embaixadora da Boa Vontade do IICA para temas de Desenvolvimento Sustentável e Equidade Social
– Samantha Marshall, Ministro da Agricultura, Pesca e Assuntos de Barbuda, Governo de Antígua e Barbuda
– Lilian Chamorro, Colnodo – Uso estratégico da Internet para o desenvolvimento, Colômbia
– Yacine Khelladi, Coordenador Regional da ALC, A4AI
Espaço para comentários
Quinta-feira, 18 de fevereiro, 9:30 – 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Políticas públicas para superar o hiato digital
Boas-vindas Paola Vega, Ministra de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica
Moderador: Fernando Schwanke, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, MAPA Brasil
Estratégias para a digitalização e a redução do hiato digital rural – Octavio Sotomayor, CEPAL (Secretaria da eLAC)
– José Emilio Guerrero, Universidade de Córdoba, Espanha
Painel: Experiências de políticas públicas e lições para a redução do hiato digital na agricultura e na ruralidade – Rocío Wojski, Subdiretora Geral de Inovação e Digitalização, Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) da Espanha
– Camilo Jiménez, Diretor de Infraestrutura, Ministério de Tecnologia, Informação e Comunicação da Colômbia
– Maryleana Méndez, Diretora Executiva, Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET)
Espaço para comentários
Terça-feira, 23 de fevereiro, 9:30 – 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Experiências de agricultura digital
Boas-vindas Lloyd Day, Subdiretor Geral, IICA
Moderador: Enrique Hennings, Especialista técnico principal en mercados y empresas rurales del Fondo Internacional de Desarrollo Agrícola (FIDA)
Tecnologias que estão transformando o mundo rural Federico Meyer, Fundador e CEO, Club Agtech (Argentina)
Painel: Experiências sobre o aproveitamento de ferramentas TIC na agricultura – Germán Otálora, Gerente de Programa da Iniciativa Airband, LATAM, Microsoft
– Keith Agoada, Cofundador e Diretor Executivo, Producers Market
– David Proenza, Gerente Geral, Foodchain SA
– Blas Cristaldo, Gerente Geral, FECOPROD (Paraguai)
– Álvaro Camacho, Coordenador Regional do App Cacao Móvil
– Federico Bert, Diretor de P&D do CREA, Agroconsultas Online
– Jonathan Castro, Coordenador do FabLab, IICA
Espaço para comentários
Quinta-feira, 25 de fevereiro, 9:30 – 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Elementos para um roteiro conjunto
Boas-vindas Emmanuel Picado, Gerente de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Agricultura Digital, IICA
Moderador: Teodoro Willink Castro, Vice-Ministro de Telecomunicações, Costa Rica
Perspectivas e caminho a seguir: – Luca María Pesando, Professor Assistente – Departamento de Sociologia e Centro de Dinâmica da População, McGill University
– Claudia Rossler, Gerente do Programa Agricultura — Parcerias Estratégicas, Princípio, Azure Global Engineering, Microsoft
– Claudia Carbajal Morelos, Diretora Nacional do Brasil e Diretora Regional Interina da América Latina, Precision Agriculture for Development (PAD)
– Pedro Martel, Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres, BID (a confirmar)
– Rolando Flores Galarza, Decano, Universidade Estadual do Novo México
Espaço para comentários
Encerramento do foro Manuel Otero, Diretor Geral, IICA

Sobre o IICA

Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas (IICA), cuja sede foi estabelecida em Turrialba, Costa Rica.

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Região dos Lagos ganha primeiro curso superior de agronomia da UEAP

Redação Portal do Agro

Amapá Agro: Live solidária do setor do agronegócio vai marcar a retomada

Redação Portal do Agro

Engenheiro agrônomo Claudio Carvalho é o novo chefe-geral da Embrapa/AP

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies