Portal do Agro
Saiba como acompanhar os eventos da Semana Internacional de Agricultura Tropical
Notícias

AgriTrop 2021: começa a Semana Internacional de Agricultura Tropical

Da Redação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) promovem a Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop) de 22 a 26 de março de 2021. O objetivo é discutir esse modelo revolucionário e homenagear a trajetória de um dos mentores da experiência brasileira em agricultura tropical, o ministro Alysson Paolinelli, indicado para o Nobel da Paz 2021, além de reunir subsídios para a Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares das Nações Unidas.

O evento será uma oportunidade de congregar líderes, cientistas, ambientalistas e empreendedores de vários países para trocar experiências, e será um espaço para fortalecer e compartilhar práticas sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que apoiam o modelo para outros países do cinturão tropical das Américas.

A ideia é promover sinergias que visem a identificar oportunidades de crescimento econômico e social com sustentabilidade ambiental e bem-estar para as populações.

Entre os enfoques da Semana, está a divulgação do modelo brasileiro de Agricultura Tropical Sustentável desenvolvido ao longo das últimas cinco décadas, que transformou o Brasil de país importador de alimentos, na década de 1970, para um dos maiores players do agronegócio mundial. Trata-se de um exemplo de contínua ampliação da capacidade de geração e de agregação de valor, que se traduz em aumento de produtividade, geração de emprego e renda, com melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais e preservação do meio ambiente.

Durante o evento, também será lançada publicação inédita da Embrapa sobre tecnologias e estratégias do tipo poupa terra.

Objetivos específicos:

  • A partir da experiência do modelo de desenvolvimento sustentável desenhado e exportado pelo Brasil, contribuir para posicionar a agricultura tropical como proposta de valor voltada à sustentabilidade e à oferta de alternativas para o continente, no contexto dos objetivos traçados para a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que vai ocorrer em setembro em Nova York. O IICA, por meio de seu diretor-geral, Manuel Otero, foi designado integrante da Rede de líderes do encontro, denominada Summit’s Champions, uma das quatro principais estruturas de apoio da reunião, cujo objetivo é definir as bases para uma transformação positiva na forma de produzir e de consumir alimentos.
  • Consolidar a oferta de inovações institucionais e tecnológicas disponíveis atualmente com relação à agricultura tropical sustentável no hemisfério;
  • Promover o intercâmbio de ideias de forma a constituir um diálogo permanente, que englobe múltiplos atores nacionais, regionais e internacionais, públicos e privados, bem como agências e organismos de referência na cooperação internacional.

Programação

23/03 (terça-feira) – das 11h às 14h (horário de Brasília)

Panorama do desenvolvimento da nova Agricultura Tropical no mundo

Transmissão: https://youtu.be/Y3zfQ8oC2YA

Moderador: Evaldo Vilela (Presidente do CNPQ)

Keynote Speaker: Manuel Otero (IICA) – Importância da Cúpula para a Agricultura Tropical e para as Américas

Painelistas:

  • Dr. Fadel Ndiame (AGRA)
  • Muhammad Ibrahim (diretor-geral do CATIE) – Pecuária de corte e leite em sistemas produtivos e de baixo carbono
  • Professor Joash Kibet (University of Kabianga, Kenya) – O Futuro da Agricultura Tropical Sustentável no Kenya
  • Jesús Quintana (diretor-gerente para as América – Aliança Internacional de Biodiversidade e CIAT) – Promover a transformação dos sistemas agroalimentares por meio da inovação e da pesquisa
  • Tanguy Lafarge (CIRAD) – A rede internacional de parcerias para pesquisas agronômicas

24/03 (quarta-feira) – das 11h às 14h (horário de Brasília)

O desafio da transformação dos sistemas agroalimentares com sustentabilidade: principais lições aprendidas e a convergência das agendas agrícola e ambiental.

Transmissão: https://youtu.be/SSyUde4CTK0

Moderadora: Professora Silvia Miranda (ESALQ/USP)

Keynote Speaker: Guy de Capdeville (Embrapa) – Tecnologias Poupa-Terra: as contribuições brasileiras para uma agricultura sustentável

Painelistas:

  • Professor Durval Dourado Neto (ESALQ/USP), Agricultura tropical irrigada: sustentabilidade, alimentar o mundo preservando meio ambiente e gerando mais oportunidades.
  • Professor Paulo Leme (Universidade Federal de Lavras), Sustentabilidade em sistemas agroalimentares: o papel da tecnologia e inovação na construção de mercados sustentáveis
  • Dr. Walter de Boef (Wageningen University & Research) – Sistemas Alimentares em diferentes escalas, Países Baixos
  • Eduardo Arce (FAO, Roma) – Fomentando a pecuária sustentável para sistemas alimentares resilientes e sustentáveis
  • Dr. Alberto Vilarinhos (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – Fruticultura Orgânica: sustentabilidade, qualidade e valor

25/03 (quinta-feira) – das 11h às 14h (horário de Brasília)

Desafios e inovações institucionais para uma nova etapa do desenvolvimento da Agricultura Tropical no mundo.

Transmissão: https://youtu.be/WxNqKFlIrhY

Moderadora: Katherine de Matos (The Good Food Institute – GFI)

Integrantes da mesa redonda:

  • Gustavo Chianca, (FAO Brasil) – Agricultura tropical e segurança alimentar no mundo
  • Raj Vardhan (IFAMA) – Crescimento inclusivo e a reativação da agricultura: os desafios e resultados da Índia
  • John Purchase (AgBiz, África do sul) – Os desafios e perspectivas da Agricultura Tropical na África
  • Jason Clay (WWF) – Agricultura no século 21: pontos-chave e tendências

26/03 (sexta-feira) – das 11h às 14h (horário de Brasília)

Inovação e o futuro da alimentação mundial: uma rota para a sustentabilidade.

Transmissão: https://youtu.be/jk2L85usAq0

Moderador: Rodrigo Lima (Agroícone)

Keynote Speaker: Marcos Fava Neves, USP Business School

Moderador: Rodrigo Lima, Agroícone

Painelistas:

  • Dra. Eugenia Saini (FONTAGRO)
  • Ítalo Guedes (Embrapa Hortaliças) – Agricultura em ambiente controlado no Brasil: por quê, se temos tanta terra?
  • Cleber Soares (Diretor de Inovação, Mapa) – Perspectivas para Inovação e Sustentabilidade no Agro
  • Paulo Silveira (CEO do Food Tech Hub) – Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia: como construir um sistema alimentar de valor agregado, eficiente e inclusivo
  • Camila Telles (CEO da FarmCom)

Encerramento – Principais conclusões: desafios para a agricultura do futuro.

Transmissão: https://youtu.be/jk2L85usAq0

  • Roberto Rodrigues (coordenador de Agronegócios da FGV e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil)
  • Celso Moretti (presidente da Embrapa)

 

Palestrantes

Em cinco dias de evento, passarão pelo AgriTrop 2021 ministros, dirigentes, autoridades e cientistas de diferentes países. Abaixo, uma breve apresentação de alguns dos especialistas que estarão no evento.

 

Integrantes da mesa de abertura

Alysson Paolinelli

Ex-ministro da Agricultura – Brasil

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, onde também foi professor de Hidráulica, Irrigação e Drenagem e diretor, assumiu a secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971 com o desafio de implantar uma nova matriz produtiva baseada em incorporação de tecnologia e políticas de crédito estimuladoras de modernização. A gestão é considerada o berço da agricultura tropical. Em 1974, assumiu o ministério de Agricultura e abriu um período de políticas marcantes para o setor e para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro, ao criar as estruturas de governança que asseguraram a expansão da revolução agrícola tropical sustentável. Estruturou a Embrapa e atraiu os melhores cérebros das universidades e órgãos de assistência técnica. Como deputado constituinte, trabalhou para colocar na Constituição os pilares para uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva. Hoje conduz o projeto Biomas Tropicais e articula as bases tecnológicas para a nova revolução agrícola, com organizações de ciência de todo o planeta. Em 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Celso Moretti

Presidente da Embrapa

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, possui especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre e doutor em produção vegetal pela Universidade Federal de Viçosa. Liderou projetos nacionais e internacionais; foi professor associado do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília (UnB), professor convidado do Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida (EUA), professor honorário do Departamento de Agroindústria da Universidad Nacional del Santa, Chimbote, Peru e professor visitante da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e chefe-geral da Embrapa Hortaliças. Atualmente é presidente da Embrapa.

Manuel Otero

Diretor-Geral do IICA

Médico veterinário pela Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Buenos Aires (UBA) e mestre em ciências em desenvolvimento agrícola pela Universidade de Londres e em produção animal pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), Costa Rica. Foi conselheiro, sediado em Washington D.C, da secretaria de agricultura da Argentina e vice-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) na Argentina. Iniciou sua trajetória no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICAA) em 1988 e já foi representante do IICA no Uruguai e no Brasil, em duas ocasiões.

Roberto Rodrigues

Coordenador de Agronegócios da FGV e Ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Brasil

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP). É coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e presidente da Academia Nacional da Agricultura. Foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006). Presidiu a Empresa Mista do governo de São Paulo, a Organização das Cooperativas Brasileiras, a Associação Brasileira do Agronegócio, a Sociedade Rural Brasileira e o Conselho Superior do Agronegócio da FIESP (COSAG). Foi professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Teresa Cristina

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Brasil

Deputada federal licenciada por Mato Grosso do Sul, é engenheira agrônoma e empresária. Foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar e comandou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur). Em 2014, foi deputada federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, quando recebeu o Prêmio Congresso em Foco na categoria “Melhores deputados” e ser reconhecida como a maior defensora do agronegócio brasileiro na categoria “Defesa Agropecuária”.

 

Demais palestrantes

Baixe documento em versão PDF com a relação dos demais palestrantes do AgriTrop 2021.

 

Como participar?

A Semana Internacional de Agricultura Tropical será gratuita e totalmente online. As atividades serão transmitidas em língua portuguesa pelo canal de YouTube da Embrapa e os participantes poderão interagir por meio de comentários. Serão emitidos certificados para participantes inscritos que compareçam a ao menos três dos cinco dias do evento. Inscreva-se no formulário abaixo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Produtos da sociobiodiversidade do Amapá levam pesquisadora à Europa

Cleber Barbosa

Empresa obtém bons resultados na cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas

Redação Portal do Agro

Tecnologias e mecanização no campo ganham novo fôlego na pandemia

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies