Portal do Agro
Agtech realiza o plantio de 1,5 mil hectares de MPB de cana-de-açúcar, com crescimento de 49% no ano
Notícias

Empresa obtém bons resultados na cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas

Flávia Romanelli, colaboradora

O plantio de cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas (MPB) já uma realidade no setor sucroenergético brasileiro e embora gere ganhos como menor custo operacional, aceleração da introdução de novas variedades e maior sanidade e volume de mudas, trata-se de uma operação relativamente nova para usinas e fornecedores de cana. Isso porque, muito além de definir quais serão as áreas e as variedades que serão alocadas, o plantio de MPB exige estrutura especializada – mão-de-obra, maquinário, adubação e irrigação – e planejamento. A Agricef, startup de máquinas e implementos agrícolas, tem se tornado especialista nessa operação, tanto no desenvolvimento e comercialização das transplantadoras de MPB como na prestação de serviço de plantio. 

Na atual temporada, a empresa fez o plantio de cerca de 1,5 mil hectares e entre vendas de máquinas e prestação de serviços deve faturar neste ano, com este segmento, R$ 3,6 milhões, 49% a mais que no ano anterior, com clientes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

De acordo com o diretor de operações da Agricef, Efraim Albrecht, há várias modalidades de serviços prestados, que se encaixam nas necessidades de cada cliente. “Temos desde somente o aluguel dos equipamentos até o pacote completo, que inclui todo o planejamento da operação, a manutenção dos maquinários, um coordenador, o plantio e a irrigação das mudas”, explica.

Além da prestação do serviço, a Agricef tem em seu portfólio dois modelos de transplantadora para comercialização, a Compacta, que faz o plantio de uma linha e a Absoluta, que faz o plantio de até duas linhas, com espaçamento de 90 cm a 1,5 m, ambas com rendimento de até 3 hectares por turno. “Desde o início deste ano, quando começamos a vender esses equipamentos, já comercializamos 5 unidades”, relata Albrecht.

Em relação às vantagens do plantio mecanizado, em comparação com o manual, há o maior rendimento, menor compactação do sulco de plantio, a capacidade de se fazer toda a operação em só passada – faz o sulco, aplica fertilizantes e defensivos e coloca a muda, além da padronização da operação que deve observar a correta profundidade de plantio, a compactação do solo e a aplicação correta do volume de solo sob o colo da muda. “Quando se opta pelo plantio com mudas pré-brotadas, há a garantia de sanidade e pureza varietal do material utilizado. Se for utilizado o método da meiosi para a implantação desse canavial temos informações de clientes que chegam a economizar até R$ 2 mil por hectare plantado quando comparado com o custo do plantio convencional”, conta Henrique Pigatto Rodrigues, gerente de operações de campo da Agricef.

Tecnologia

Na Usina Atena, em Martinópolis (SP), a Agricef atuou na atual temporada com o fornecimento da plantadora e assistência técnica, com plantio total de 50 hectares de MPB. “Trabalhamos com a Agricef desde 2016 e temos observado o crescimento da empresa no desenvolvimento de máquinas de qualidade e a inteligência da empresa em relação ao modus operandi, melhoria contínua e a otimização de equipamentos agrícolas, melhorando a eficiência”, explica Pedro Freitas, supervisor agrícola da usina.

Entres os benefícios do serviço prestado, Freitas salienta que se o plantio fosse convencional, seria necessário sulcar e cobrir a área de plantio. “Com a plantadora conseguimos realizar as operações de plantio simultaneamente, com precisão e menor consumo de diárias”, finaliza.

Já a Usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra (SP), comprou da Agricef a Compacta e fez o plantio de 120 hectares neste ano, com assistência da startup.  Para Leandro Alexandre Cezar Alves, encarregado do plantio de MPB, a vantagem de adquirir o equipamento é o desempenho e também o fornecimento de peças de reposição. “Quando estamos plantando, se a nossa plantadeira quebrar, eles trazem uma reserva e colocam em campo imediatamente, além de já ter profissionais especializados para fazer os reparos necessários.”

Agricef

A Agricef foi fundada em 2005, na incubadora da Unicamp (Universidade de Campinas) com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para a agricultura. Atualmente, está situada em Paulínia (SP), onde conta com laboratórios, equipamentos e profissionais especializados no desenvolvimento de produtos e processos que possam aprimorar e otimizar a produção agrícola, mas mantendo o espírito pioneiro das startups, elaborando grandes projetos, com agilidade e contato estreito com seus clientes.

A Agricef é startup residente do Pulse, hub de inovação da Raízen, e do AgriHub, do Sistema Famato, em Mato Grosso, e associada da Esalqtec – Incubadora Tecnológica da Esalq/USP e da Inova Unicamp.

Além de oferecer um portfólio de produtos e serviços, especializados nos setores sucroenergético, florestal e de estações experimentais, o grande diferencial da Agricef é criar soluções customizadas para seus clientes, de acordo com necessidades e demandas específicas.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Após mobilização política, ministro viaja ao Amapá para iniciar regularização de terras

Redação Portal do Agro

Entidades do agronegócio comemoram sanção da nova Lei Fundiária do Estado do Amapá

Redação Portal do Agro

Pecuária Sustentável, a ressignificação do modo de produzir na Amazônia

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies