Portal do Agro
Modernização do setor ambiental e programas de capacitação para produção de processos para os licenciamentos.
Notícias

Amapá lança nova plataforma para desburocratizar licenciamentos ambientais

Da  Redação

O Governo do Amapá lançou nesta quinta-feira, 15, o novo sistema digital de licenciamento ambiental. A plataforma traz maior acessibilidade, transparência, além facilitar e agilizar os processos de autorização de atividades no estado.

Com o licenciamento digital, a solicitação e análise de licenças ambientais podem ser feitas de forma 100% eletrônica. A inovação é fruto de uma parceria com a Fundação de Desenvolvimento Cientifico e Cultural (Fundecc)  da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Trata-se de um sistema colaborativo que já é utilizado por Roraima, Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Durante a live de lançamento, transmitida pelas redes sociais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou os recursos da plataforma, como também abordou a modernização do setor ambiental, programas de capacitação para produção de processos para licenciamentos e agenda da pasta.

O governador do Amapá, Waldez Góes, participou da live e definiu a nova ferramenta como um dos instrumentos condicionantes para o desenvolvimento socioeconômico do Amapá – estado amazônico com uma das maiores coberturas florestais preservadas do país.

Nesse cenário, lembrou o governador, um dos desafios é agregar mais oportunidades para a população. Ele ressaltou que, desde 2015, o Estado vem investindo em instrumentos que tragam tecnologia apropriada, segurança jurídica   transparência, e de planejamento público e privado. Esses instrumentos são: a Rede Geodésica, a atualização da Base Cartográfica do Amapá, o georreferenciamento das terras, o Zoneamento Econômico e Ecológico, e a  implantação do Cadastro Ambiental Rural.

Agora, o Governo traz a modernização dos processos de licenciamento ambiental. “Quanto mais governança territorial e ambiental, quanto mais definidos os instrumentos que são condicionantes do planejamento e privado, maior segurança, maior planejamento e mais desenvolvimento, agregando emprego e renda. É nesse sentido que lançamos a modernização do licenciamento ambiental, porque queremos ampliar as garantias para quem empreende aqui, e aos futuros empreendedores, de que eles podem sim colocar seus recursos em um projeto aprovado pelo Estado”, disse o governador.

Para que o empreendedor tenha acesso à plataforma, é preciso ser cadastrado no Portal de Serviços do Amapá. Acesse aqui. Na próxima segunda-feira, 19, a Sema vai realizar uma apresentação digital com um passo a passo sobre o novo sistema de licenciamento digital.

Mais agilidade

Sistema colaborativo já é utilizado por Roraima, Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo (foto).

O coordenador de geoprocessamento da Sema, Patrick Farias, explicou que a plataforma é integrada a órgãos estratégicos como a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e à Junta Comercial do Amapá (Jucap), evitando que o usuário precise se cadastrar em vários sistemas para realizar o pagamento e acompanhar o status de seu processo de licenciamento. Além disso, a plataforma é automatizada para as solicitações, e a tramitação de processos entre cada etapa é instantânea. “Todos os cálculos são feitos pela plataforma, conforme o empreendedor vai prestando as informações. Isso traz economia de recursos públicos, reduz o tempo necessário para a emissão da licença, desburocratiza o processo e torna o torna o empreendor como protagonista desse processo”, explica

Acesse o novo portal aqui

“Esse é o primeiro passo de um planejamento que iniciou  em 2019. Ainda vamos ter a oportunidade de lançar outros serviços como o de monitoramento, para o qual estamos fazendo aquisições”, explicou a gestora da Sema, Josiane Ferreira.

O governador participou da live que definiu a nova ferramenta para os licenciamentos do estado | Foto: Albenir Sousa
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Embrapa quer mostrar avanços de pesquisas durante visita do ministro da Agricultura ao Amapá

Redação Portal do Agro

Entidade nacional ajuda Amapá no registro genético do rebanho bubalino

Redação Portal do Agro

Empresa obtém bons resultados na cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies