Portal do Agro
Aprenda três saladas diferentes para o dia a dia e uma sobremesa que leva abacaxi | Fotos: Tirolez
Gastronomia

Saladas: Dicas especiais para uma alimentação leve e equilibrada

O verão, que iniciou em dezembro, só terá fim no dia 20 de março. Com dias marcados por altas temperaturas, temos que tomar alguns cuidados, como ingerir bastante líquido e consumir frutas e legumes para repor os nutrientes em nosso organismo. É importante também evitar alimentos picantes, excessivamente gordurosos e indigestos, apostando em um cardápio mais leve que contribua para o equilíbrio de nossas refeições diárias.

Você pode aproveitar a ocasião para aprender novas receitas. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, possui produtos para quem deseja investir em uma alimentação mais equilibrada sem deixar de lado o sabor delicioso dos queijos. O Creme de Queijo Minas Frescal, por exemplo, é rico em fósforo, além de conter vitaminas A e B12. Outras opções são o Queijo Cottage, fonte de cálcio e com baixo teor de gordura e o Creme de Ricota, rico em potássio. Para quem possui intolerância à lactose ou segue dietas com restrições ao açúcar do leite, opte pelas versões Zero Lactose Tirolez.

Para curtir a estação do jeito certo, prepare entradas ou mesmo pratos principais leves, como a Salada Especial, Salada Primavera e Salada Cremosa. Se você gosta de uma sobremesa, experimente o Pudim de Tapioca com Abacaxi, que acompanha uma fruta refrescante da época.

Dica: ao incluir queijos nas receitas, o ideal é retirá-lo alguns minutos antes do consumo e separar apenas a parte que será consumida, mantendo o restante da fração sob refrigeração. Já os cremes ficam ainda mais gostosos quando geladinhos, por isso, retirem-os da geladeira na hora de servir.

Aproveite o verão cuidando da sua alimentação!

Salada Especial

Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Ricota Cremoso Tirolez (250 g)
1 colher (sopa) de suco de limão (13 ml)
1 colher (sopa) de azeite (13 ml)
1 colher (sopa) de manjericão picado (7 g)
Sal
1 maço de rúcula (100 g)
12 tomates-cereja cortados ao meio (250 g)
1 maçã em cubos (240 g)
300 g de frango cozido e desfiado

Modo de Preparo:
– Em uma tigela misture, com auxílio de um garfo, o creme de ricota, o suco de limão, o azeite, o manjericão e sal a gosto.
– Em uma saladeira, distribua a rúcula, os tomates, a maçã e o frango. Tempere a salada com o molho e sirva como entrada ou acompanhando um frango grelhado.

Tempo de preparo: 4 a 5 porções
Rendimento: 10 minutos

Salada Primavera

Ingredientes:
1 embalagem de Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez (220 g)
2 colheres (sopa) de azeite (26 ml)
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado (7 g)
Sal
1 maço de alface americana (100 g)
1 maço de alface roxa (100 g)
1 cenoura grande ralada (220 g)
300 g de frango cozido e desfiado

Modo de Preparo:
– Em uma tigela, misture bem, com auxílio de um garfo, o creme de queijo com o azeite, o cheiro-verde e sal a gosto, até obter um creme homogêneo.
– Em uma saladeira, distribua as folhas de alface, a cenoura e o frango. Tempere a salada com o molho e sirva em seguida, como entrada ou acompanhada de arroz integral.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 a 5 porções

Salada Cremosa

Ingredientes:
150 g de Queijo tipo Gorgonzola Tirolez
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
1 maçã
1 pêra
1 cacho de uvas verdes sem caroço
1 cenoura ralada
1 maço de alface americana lavada

Modo de Preparo:
– Em uma saladeira funda, amasse ligeiramente o Gorgonzola Tirolez e misture-o com o creme de ricota, formando um molho cremoso. Corte a maçã e a pêra ao meio. Retire as sementes e corte as frutas em cubinhos.
– Em seguida, corte as uvas verdes ao meio. Misture as frutas e a cenoura ralada ao molho cremoso, deixe gelar e sirva com a alface.
– Você pode rechear as folhas maiores e servir acompanhando carnes ou linguiça grelhada.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 a 8 porções

Pudim de Tapioca com Abacaxi

Ingredientes:
Massa:
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 rama de canela em pau quebrada em pedaços menores
1 cardamomo ligeiramente amassado
1 cravo-da-índia
½ xícara (chá) de tapioca granulada (40 g)
1 embalagem de Cottage Zero Lactose Tirolez (250 g)
5 colheres (sopa) de açúcar (70 g)
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado (170 g)

Abacaxi em calda:
½ abacaxi maduro (500 g)
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
10 folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Abacaxi em calda:
– Corte o abacaxi em cubinhos, misture-o com o açúcar e leve em uma panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até que fique translúcido e forme uma calda rala.
– Deixe esfriar e, então, junte as folhas de hortelã picadas. Cubra e reserve na geladeira.

Massa:
– Aqueça o leite de coco com as especiarias (canela, cardamomo e cravo) para que pegue todo o sabor. Quando ferver, desligue o fogo, retire as especiarias e junte a tapioca para que hidrate no leite de coco (cerca de 30 minutos). Mexa de vez em quando para que os grãos de tapioca se soltem.
– Quando a massa estiver fria, misture o cottage, o açúcar e o coco fresco.

Montagem:
– Posicione 12 aros (4 cm de diâmetro) em uma forma e divida a massa entre eles. Deixe na geladeira por 3 horas para firmar. Antes de servir, coloque a calda fria e decore com uma folha de hortelã.

Dica: você também pode servir essa sobremesa modelando toda a massa em uma forma de pudim (redonda com furo no meio).

Variação: para uma receita com menos calorias, use abacaxi fresco e leite de coco light. Corte-o em cubinhos, misture com a hortelã e passe para uma peneira, deixando escorrer o suco por 30 minutos. Para montar, divida os pedacinhos de abacaxi em cada um dos aros e, por cima, pressione a massa, apertando bem com as costas de uma colher. Deixe na geladeira por 3 horas e sirva em seguida.

Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse: www.tirolez.com.br “Prove nosso amor”

Sobre a Tirolez

Fundada há 39 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Salada pode ser prato principal! Basta saber escolher os ingredientes

Redação Portal do Agro

Receita de forminhas crocantes de maçã para fazer com as crianças

Cleber Barbosa

O preço do arroz subiu? Bora substituir o cereal em grande estilo

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies