Portal do Agro
Conheça mais sobre esse profissional, que celebra seu dia em 13 de maio | Foto: Divulgação
Notícias

13 de Maio: Zootecnistas contribuem para o bom desempenho da pecuária brasileira

Da Redação

Há mais de 55 anos que o Brasil comemora o Dia do Zootecnista. O trabalho, cuidado e dedicação desses profissionais, ao longo dos anos, contribui para o bom desempenho da produtividade e rentabilidade da pecuária e, consequentemente, da produção de alimentos.

A data é celebrada no dia 13 de maio em homenagem a aula inaugural da primeira turma de graduação em zootecnia, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Uruguaiana (RS), em 1966. O curso foi o primeiro voltado exclusivamente para a área no Brasil e o terceiro da América Latina.

Desde 1966, a zootecnia expandiu e se solidificou como profissão essencial para o desenvolvimento da pecuária. Segundo a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), existem atualmente 35 mil profissionais formados, 129 cursos de graduação e 21 mil alunos com matrículas ativas nessas instituições.

Dentre inúmeras atribuições, o zootecnista é responsável pelo melhoramento genético dos animais, com foco não só em reprodução e produtividade, mas no bem-estar de bovinos, suínos, ovinos e aves. Trabalho que rendeu ao Brasil o título de maior exportador de carne bovina e de frango do mundo.

Com o uso de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas científicas, o Brasil também se mantém em primeiro lugar quando o assunto é rebanho bovino comercial. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são mais de 200 milhões de cabeças.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) parabeniza e agradece a todos os profissionais por garantir a segurança alimentar do país e do mundo.

Confira o depoimento de alguns zootecnistas:

ANA PAULA CAMPOS SOARES

Ana Paula estudou zootecnia na UPIS – Faculdades Integradas, a antiga União Pioneira de Integração Social, de 2004 a 2008. Ela escolheu atuar na área de controle zootécnico e organização financeira, gestão e gerenciamento. Atualmente é supervisora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF).

“Amo esse contato com o campo. Desde pequena falava para os meus pais que queria cuidar dos animais. Mas hoje amo cuidar dos produtores para que eles possam tratar com mais eficiência desses animais. A minha maior motivação é fazer o produtor acreditar que ele pode ser bem sucedido se ele enxergar a propriedade rural como uma empresa próspera”, disse.

Aos estudantes de zootecnia, Ana Paula recomenda: “Não se restrinja à sobrevivência, vá além, viva intensamente. Faça um planejamento de vida para você e sua família para que, assim, vocês experimentem o melhor da terra”.

FELIPE CABRAL

Felipe Cabral iniciou o curso de zootecnia em 2005 e se formou em 2010, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Fez mestrado na área de forragicultura e pastagem e atualmente é coordenador de Assistência Técnica do Senar Bahia.

“Tenho afinidade com a área desde criança. O que me motivou foi justamente a influência da minha família que já vem do meio rural”, afirmou.

Para Felipe, a formação em zootecnia não deve ser o último estudo. “É preciso aprender novas habilidades, estar aberto a entender as adaptações que a profissão exigirá no futuro”.

 

MARCELO PARENTE DE PINHO

 O produtor rural Marcelo Parente se formou em 1991 na antiga ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras), hoje Universidade Federal de Lavras. Também é técnico de Registro de Mangalarga Marchador (raça de cavalo). Já deu aula em colégio agrícola, universidade e atualmente é dono da Cruza Agronegócios, empresa voltada para o mercado de sêmen e nitrogênio líquido.

“Sempre tive paixão por animal, principalmente equinos. Com o tempo fui descobrindo o que a zootecnia podia me proporcionar”, destacou.

 Quando questionado sobre sua motivação, Marcelo não deixou dúvidas: o mundo precisa de alimento e produzido em cada vez menos espaço. “Somente através da tecnologia, do zootecnista e de técnicos adjacentes que esse aumento de produtividade vai acontecer”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Escolha da Rainha da ExpoVale marca início da programação cultural da feira

Redação Portal do Agro

Começa neste sábado a Exposição Agropecuária “Agropesc 2017” no município de Amapá

Redação Portal do Agro

Últimos dias para inscrição no vestibular para gestão do agronegócio

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies