Portal do Agro
ajudar o produtor a atingir melhor plantabilidade indicada para cada região | Fotos: Divulgação
Notícias

Software de gestão de fazendas também indica plantabilidade ideal

Da Redação

A plantabilidade é a distribuição uniforme de sementes ao longo do sulco de semeadura com a quantidade e a profundidade ideais. Para tanto, é indicado chegar ao melhor espaçamento possível entre as sementes para evitar duplas e falhas, e assim garantir o bom desenvolvimento e a produtividade dos cultivos. O Farmbox, software de gestão de fazendas, apresenta os dados de forma clara para ajudar o produtor a atingir melhor plantabilidade indicada para cada região, cultura e variedade.

Trata-se de uma plataforma completa de gestão, que compila dados e informações de campo, além da plantabilidade, como: estoques de insumos; mapas de infestação de pragas; frequência de monitoramento de cada talhão; agenda de aplicações; pluviometria; previsão de colheita e de custos de produção, de produtividade e rentabilidade total ou por talhão, entre outros, para o planejamento completo de cada safra e a melhor tomada de decisão do produtor.

Segundo o CEO da Checkplant/Farmbox, André Cantarelli, a melhor plantabilidade, no caso da soja, pode aumentar a produção em cerca de cinco sacas por hectare, dependendo das condições locais e do manejo adequado. “A semeadura é uma das fases que pode impactar significativamente os custos de produção, já que o custo das sementes representa em média 12% a 18% do total, dependo da cultura e da tecnologia inserida na semente.”

De acordo com o artigo publicado na Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, intitulado Espaçamento, densidade e uniformidade de semeadura na produtividade e características agronômicas da soja, a produtividade da soja aumenta com a redução do espaçamento entre linhas aliado à menor densidade de plantas, proporcionando uma melhor distribuição na área e permitindo um maior fechamento entre linhas e, portanto, melhor controle de plantas daninhas. Nas menores densidades, as plantas são mais baixas, acamam menos, e apresentam maior porcentagem de sobrevivência.

Gestão do plantio

Cantarelli explica que o gestor da fazenda tem no Farmbox um acompanhamento completo da semeadura e plantabilidade. “É possível avaliar no aplicativo o histórico do plantio e gerar cálculos para um coeficiente de variação uniforme. O produtor também consegue acompanhar o trabalho das máquinas e traçar um objetivo de acordo com o número de plantas por hectare, assegurando a qualidade do plantio e a produtividade de cada talhão.”

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Portal do Agro e OAB promovem debate sobre alternativas econômicas

Redação Portal do Agro

Produto controla até 80% vetor do greening, principal doença da citricultura mundial

Redação Portal do Agro

Correção e adubação agroecológica é tema de curso da Embrapa no Amapá

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies