Portal do Agro
Destaque Notícias

Em evento histórico, curso de agronomia é aberto na Região dos Lagos do Amapá

Cleber Barbosa, na Redação

Em um dia que se propõe ser histórico, foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (25) no município de Amapá (AP) o primeiro curso de engenharia agronômica da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), no Campus Região dos Lagos, que compreende os municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba. Trata-se da primeira experiência em formação universitária rural no Amapá, exatamente em uma região de vocação para a agropecuária.

Diversas autoridades do Estado, como o governador Waldez Góes (PDT), secretários, dirigentes de autarquias e órgãos federais, estaduais e municipais estiveram presentes, assim como representantes da iniciativa privada, como Jesus Pontes, presidente da Associação dos Criadores do Amapá (ACRIAP)  e Daniel Sebben, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá (Aprosoja-AP).

Um dos grandes entusiastas da medida, o pecuarista Jesus Pontes disse que essa iniciativa do Estado é mais uma que além de trazer um ambiente favorável aos novos empreendimentos no setor, fazem história e ajudam o Amapá a se desenvolver. “Esse é o ponto de equilíbrio entre o papel do poder público e a iniciativa privada, afinal a gente vem fazendo nossa parte, com o apoio público conseguimos escrever uma nova história com a certificação de livre da febre aftosa com vacinação, agora vem essa possibilidade dos 100 primeiros acadêmicos de uma universidade rural, então se descortina um futuro promissor para nossa gente e nossa terra”, disse ele.

O produtor rural Daniel Sebben, que representa com Jesus Pontes a Casa do Agro, confirmou a primeira doação de livros para a Biblioteca da UEAP da Região dos Lagos. “É muito importante a integração entra a Universidade e a iniciativa privada, pois a academia não pode ser vista apenas pela formação acadêmica, mas de profissionais, os futuros técnicos que logo logo estarão atuando junto conosco principalmente na produção agrícola, na agroindústria e, claro na pecuária que é tão tradicional neste município”, disse ele. 

O engenheiro agrônomo Iraçu Colares, que preside a Federação de Agricultura e Pecuária do Amapá (FAEAP), é natural do município de Amapá e um dos pioneiros do setor. Coube a ele proferir a aula magna que marca o início das atividades do Campus Região dos Lagos da UEAP. “Para mim é uma honra ser convidado para essa palestra inaugural, pois passa um filme na minha cabeça, afinal no passado eu e os demais técnicos que o Amapá precisava tínhamos de ir para fora do estado buscar a formação superior e isso agora é uma realidade no Amapá”, disse ele.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Koppert faz 10 anos no Brasil e aposta em defensivos biológicos

Cleber Barbosa

ENTREVISTA | “Se manejar bem o açaizal a produção melhora e o ribeirinho ganha mais”

Redação Portal do Agro

Safra de grãos ultrapassou 58 mil toneladas em 2017 no Amapá, aponta o IBGE

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies