Portal do Agro
Segundo pesquisador, elas poderão aparecer já nas primeiras chuvas | Foto: Divulgação
Colunistas

Marcus Rezende: Cigarrinhas nas pastagens, o que fazer

Marcus Rezende, colunista

Todo ano a história se repete; começam as chuvas e algumas áreas de pastagens, principalmente brachiarias, não se desenvolvem. O produtor vê as plantas daninhas crescerem, as árvores trocarem o amarelo pardo pelo verde intenso, mas alguns pastos continuam sem vigor e com manchas amareladas. Um cenário desesperador que muitos produtores encaram, mas que pode ser facilmente resolvido com o mínimo de atenção para as pastagens já nas primeiras chuvas.

Esse cenário é comum em muitas áreas de pastagens brasileiras, e em geral, quando o produtor observa a revoada das cigarrinhas, o problema já está instalado de tal forma, que as perdas podem ser percebidas aos olhos do produtor. O desespero aumenta quando insetos são observados voando sobre a pastagem e ao abrir as moitas de capim, o produtor nota as pequenas poças de espuma, característico da presença das cigarrinhas nas pastagens. É o indicativo que as cigarrinhas chegaram com toda força, provenientes dos ovos que ficaram diapausa no período da seca, emergem já nas primeiras chuvas, quando a umidade do solo aumenta e o ambiente fica favorável para a eclosão dos ovos e consequentemente a multiplicação dos insetos.

Se engana quem pensa que as cigarrinhas atacam somente as Brachiaria decumbens, B. ruziziensis e B. brizantha. Já foram observados ataques de cigarrinhas em culturas de Brachiaria humidicula, Panicun, e Napier.

As cigarrinhas observadas nas revoadas são as adultas, que ficam na parte aérea das plantas. As ninfas (cigarrinhas jovens) são abrigadas na base do capim, envoltas em uma espuma que mantem o ambiente úmido e protegido. Os ovos são colocados no solo e durante o período de estiagem permanecem inativos, quando ocorrem as primeiras chuvas e o capim começa a rebrotar, eles eclodem e dão sequência ao ciclo da praga. Assim como os carrapatos, as cigarrinhas também têm gerações, três ou mais gerações, e a observação na eclosão de cada um desses ciclos é crucial para o combate e controle dessa praga especialmente a primeira geração, momento mais apropriado para combate-las.

O pecuarista deve ficar atento aos primeiros sinais de presença das cigarrinhas em suas pastagens, devendo iniciar o tratamento químico e se necessário, posteriormente o tratamento biológico. O importante é não deixar para controlar somente quando observar o descontrole populacional (“nuvens” de insetos e, ou pastagem secando). Uma ou outra cigarrinha ainda pode ser tolerada, no entanto, jamais esperar pelas revoadas ou o amarelamento do capim para iniciar o combate, pois quando o amarelecimento é plenamente visível, já decorreram de duas a três semanas que a pastagem vem sendo ataca por insetos adultos, acrescentando ainda que a presença de 25 cigarrinhas por metro quadrado, chega a causar redução de 30% da massa de forragem da área.

Segundo as previsões climáticas, para os próximos meses poderemos ter a antecipação das chuvas em toda a região norte e parte do centro-oeste do país, e com as chuvas, as cigarrinhas também poderão antecipar seu aparecimento.

O produtor deve se antecipar e manter na sua propriedade um volume mínimo de produtos químicos para o combate emergencial dessa praga. O tempo de buscar o produto na cidade e voltar para aplicar, pode comprometer grandes áreas de pastagem, e em um ano em que a falta de produtos químicos se tornou comum, melhor prevenir que chorar o leite derramado. Porque se falta produto, não vai ter como remediar.

Além da cigarrinha, o produtor também deve ficar atendo para as lagartas, que segundo especialistas, poderão surgir com bastante intensidade também nesse primeiro período de chuvas, com o rebrote do capim.

Reginaldo Souza

Reginaldo Souza é Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Economia Rural, com mais de 20 anos de contribuição na pesquisa em formação de pastagens e combate plantas daninhas que afetam as pastagens tropicais, Reginaldo tem atuado em todo o Brasil como Gerente de Desenvolvimento de Mercado de Pastagens na Sumitomo Chemical.

O colunista

(*) Marcus Rezende é gerente de Trade Marketing Pastagens na Sumitomo Chemical. Médico Veterinário com Mestrado em Ciência Animal, MBA em Marketing e habilitação em Coaching, é reconhecido por importantes contribuições nas áreas comercial, técnica e de marketing de saúde, produção e bem-estar animal nos mercados do Brasil, América Latina e África. Colunista do Canal Terra Viva, Marcus também apresentador do Agroconnection e colunista aqui no Portal do Agro. 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

TRABALHO RURAL NO BRASIL E NO AMAPÁ

Redação Portal do Agro

Do campo à mesa: a importância do agro brasileiro

Fernanda Custódio

Beduschi Neto: Como a pecuária brasileira pode se beneficiar com o governo Joe Biden

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies