Portal do Agro
Artigos Destaque

Série: Certificações para o palmito orgânico tipo exportação – BR BIO 122

A agricultura sustentável é uma preocupação crescente em todo o mundo, à medida em que a demanda por alimentos aumenta e os recursos naturais enfrentam pressões sem precedentes. No Brasil, um país com uma indústria agrícola diversificada e vasta, a busca por práticas agrícolas sustentáveis tem sido um dos principais objetivos. A certificação BR BIO 122 é um passo significativo em direção a essa meta, garantindo que as operações agrícolas atendam aos padrões rigorosos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A certificação BR BIO 122 é um selo concedido a produtores e operadores agrícolas que atendem aos critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil. Esse padrão de certificação visa promover a produção agrícola orgânica e sustentável, incentivando práticas amigáveis ao meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.

Para se obter a certificação BR BIO 122, a exemplo da empresa Schultz Nutritional Food Ltda, localizada em Itanhaém-SP e Calçoene-AP, foi necessário que a produção agrícola atendesse a uma série de critérios específicos, que abrangem desde a produção até o processamento e a comercialização dos produtos, incluindo a proibição do uso de agrotóxicos e pesticidas químicos sintéticos; a implementação de técnicas de manejo sustentável do solo e conservação da biodiversidade; o respeito às normas trabalhistas e aos direitos dos trabalhadores rurais; a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia produtiva; o uso responsável dos recursos hídricos; e a adoção de práticas de irrigação eficientes.

A empresa Schultz Nutritional Food Ltda vai além dos critérios estabelecidos pela certificação BR BIO 122, construindo até mesmo vilas de casas para os trabalhadores rurais, onde os mesmos podem residir, por meio de termo de comodato, com suas famílias, acreditando que uma maior qualidade de vida, reflete na elevação da produtividade e qualidade do trabalho desenvolvido na produção do palmito orgânico.

Com a certificação BR BIO 122, a Schultz Nutritional Food Ltda, ganha inúmeras vantagens como o acesso a mercados internacionais, pois a certificação é reconhecida internacionalmente, permitindo que os produtos brasileiros certificados sejam comercializados em mercados exigentes e valorizados por sua preocupação com a sustentabilidade; a preservação do meio ambiente, reduzindo a contaminação do solo e da água e preservando a biodiversidade; garantia de saúde e segurança do consumidor, visto que a produção orgânica e sustentável exige que os produtos sejam livres de resíduos tóxicos, proporcionando alimentos mais saudáveis e seguros para os consumidores; e incentivo à inovação, a final, requer busca pela conformidade com os critérios da certificação estimulando a adoção de práticas agrícolas inovadoras e mais eficientes.

A certificação BR BIO 122, utilizada pela Schultz Nutritional Food Ltda na produção do palmito orgânico, é uma ferramenta poderosa para promover a agricultura sustentável no Brasil. Ao incentivar práticas agrícolas responsáveis e respeitosas ao meio ambiente, essa certificação contribui para a preservação dos recursos naturais e a promoção de alimentos seguros e saudáveis. Além disso, ao abrir portas para o mercado internacional, a certificação impulsiona a competitividade dessa indústria agrícola brasileira. Com o contínuo apoio e adesão a essa iniciativa, o Brasil está se posicionando como um líder global em agricultura sustentável e responsável.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Confira quatro receitas saudáveis para as suas ceias de Natal e Ano Novo

Redação Portal do Agro

Amapá cria grupo gestor multisetorial para manter status de livre da aftosa

Redação Portal do Agro

Moradores de área protegida capacitados em ecoturismo e na produção de óleos vegetais e açaí

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies